São Paulo-SP. Avenidas Rebouças e Francisco Morato lideram ranking da CET de vias mais congestionadas em SP

Foto: Robson Bertolino/G1
Avenida Rebouças/ Foto:  Robson Berolino/G1

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fez um levantamento das vias com maior congestionamento na cidade de São Paulo. Na liderança do ranking estão a Avenida Rebouças, na parte da tarde, e a Avenida Francisco Morato, na parte da manhã.

Segundo o estudo da CET, a avenida Francisco Morato lidera entre as vias mais lentas pela manhã, entre 7h30 às 7h45. A velocidade média, pela manhã, na Avenida Francisco Morato, no sentido centro, é de 11 km/h.

Em seguida vem o trajeto formado pelas avenidas Bráz Leme, Rudge e Rio Branco, com quase 13 km/h. Pela tarde, no horário entre 18h30 e 18h45, o corredor das avenidas Eusébio Matoso, Rebouças e Consolação tem o pior trânsito no sentido bairro, com 8,2 km/h em média no trajeto de 6.650 metros. Já no elevado João Goulart e Ligação Leste-Oeste, os carros chegam a fazer 8,8 km/h.

A avenida mais travada de todas é a Rebouças, que tem 113 anos e nem durante a madrugada é tranquila. A avenida se chama Doutor Rebouças, em homenagem ao engenheiro e abolicionista André Rebouças, que ajudou na guerra do Paraguai. A avenida foi construída em 1905 e, em 1940, precisou ser alargada.

Ela ganha tanto como a avenida mais travada em congestionamentos quanto em semáforos.

“O corredor ajuda muito na avenida Rebouças. A gente demora 5 minutos da Angélica até a Faria Lima. De carro demora uns 45, 50 minutos”, diz o taxista Francisco Araújo.

“Qualquer horário é muita dificuldade. Qualquer horário é parado o trânsito na Rebouças”, diz o motofretista Ricardo Macedo.

“Você tem a sensação de que está no pior lugar, pior trânsito”, diz a produtora rural Talita Gomes.

A reportagem cronometrou o trajeto partindo da Avenida Eusébio Matoso, passando pela ponte até o fim da rua da Consolação (sentido Centro. Por volta das 12h, a velocidade média é de 10 km/h e o percurso é feito em 26 minutos. No sentido inverso, sentido bairro, partindo da rua da Consolação até a Marginal Pinheiros e Avenida Eusébio Matoso, a velocidade é de 8 km/h, feito em 37 minutos.

“A estratégia é essa, ter paciência”, diz o analista de infra-estrutura Rafael Cruz.

Fonte: g1 SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC