Teresina tem frota de ônibus reforçada por conta do Enem neste domingo


Foto: Junior Feitosa/G1

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai reforçar a frota de ônibus de Teresina neste domingo (5) por conta da realização da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o diretor de Transportes Públicos da Strans, Francisco Nogueira, o sistema funcionará com 95% da capacidade para atender os candidatos do Enem.


“Os ônibus vão rodar da mesma forma como fazem no sábado, em que só há uma pequena diminuição em determinados pontos onde é registrada uma baixa na demanda. Tudo para que quem for fazer a prova possa se locomover pela cidade sem preocupação”, explicou Francisco Nogueira.


O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) alertou para os usuários sobre mudanças que ocorrem em alguns bairros da capital devido à implantação do sistema de integração via terminal nos finais de semana.


Segundo o SETUT, os usuários da Zona Sudeste e da Zona Sul devem ficar atentos, já que no sábado e no domingo os bairros são atendidos por linhas alimentadoras que fazem o transporte dos passageiros até os terminais para que de lá eles tomem a linha troncal para outro destino.




Como funciona o sistema de integração via terminal



Na Zona Sudeste, as linhas alimentadoras A531 - Alto da Ressurreição - PQ. Itararé; A532 - Redonda; A534 PQ. Jurema - Novo Horizonte; A535 PQ. Jurema - Comprida - Noé Mendes; A536 São Paulo; A537 Jardim Europa-Todos os Santos A538 Pedro Balzi-Todos os Santos levam os passageiros até o terminal Livramento de onde eles podem seguir com as linhas troncais T531 João XXIII; T532 Shopping / São João e T533 Ponte Wall Ferraz.


Também na Zona Sudeste, as linhas alimentadoras A631 Alto Da Ressurreição - PQ. Itararé; A632 Redonda - Dirceu I; A634 PQ. Jurema - N. Horizonte - Noé Mendes; A636 São Paulo; A637 Jardim Europa-Todos os Santos conduzem os usuários até o terminal Itararé de onde eles podem tomar as linhas troncais T631 Miguel Rosa e T632 Barão de Gurgueia. A linha IT01 – Inter terminal via avenida principal do Dirceu faz o transporte dos passageiros entre os terminais Livramento e Itararé.


Na Zona Sul, as linhas A731 Planalto Bela Vista; A732 Vamos Ver o Sol; A733 Porto Alegre; A734 Porto Alegre/Cidade Sul; A735 Eduardo Costa; A736 Teresina Sul; A737 Irma Dulce transportam os passageiros desses bairros até o terminal Bela Vista, de onde eles podem pegar as linhas troncais T731 Miguel Rosa / Shopping e T732 Barão.




Aplicativos podem auxiliar na programação da viagem




Alguns aplicativos podem auxiliar os usuários a programarem a viagem e ficarem atentos a dados como a localização do ônibus, estimativa de tempo para ele chegar e opções de itinerários para chegar ao destino.


As ferramentas são gratuitas e estão disponíveis para download nas lojas virtuais. Uma delas é o “Cadê o ônibus?”, que mostra informações em tempo real sobre a localização dos ônibus da linha escolhida espalhados ao longo de seu respectivo itinerário.

Outros dois exemplos de aplicativos que podem ser usado pelo passageiro são o Moovit, que permite que o usuário insira o endereço de origem e o de destino para que ele trace opções de rotas com informações das linhas, e o StarBus, que fornece informações sobre o transporte público de Teresina.


Conforme o SETUT, os usuários não devem, no entanto, confiar totalmente nas informações dadas pelos aplicativos. O diretor de Transportes Públicos da Strans explica que isso se deve a instabilidade da internet em alguns momentos e/ou pontos da cidade.


“Por conta desta falha técnica que às vezes acontece, o usuário deve se antecipar ao horário informado pelo aplicativo, se prevenindo no caso de algum delay que pode ser causado devido à interrupção temporária de cobertura da internet”, explicou Francisco Nogueira.

Informações: g1 PI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC