Começou a valer faixa exclusiva para ônibus em Belém


Começa a valer nesta segunda-feira (20), em Belém, a primeira etapa do sistema BRS, sigla em inglês para Bus Rapid System ou Sistema de Ônibus Rápido, que se caracteriza por faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes corredores de tráfego. O BRS será implantado na Avenida Governador José Malcher, da Avenida José Bonifácio à Avenida Visconde de Souza Franco; na Avenida Conselheiro Furtado, da Travessa Castelo Branco à Travessa Padre Eutíquio, e na Castelo Branco, que servirá de integração entre a Governador José Malcher e a Conselheiro Furtado.  
O sistema se caracteriza pelo uso exclusivo por ônibus da faixa da direita das vias, que receberam nova sinalização, no horário das 6 às 22h, de segunda a sábado, com circulação liberada aos domingos. A fiscalização será realizada por radares eletrônicos, de modo a garantir que a faixa seja utilizada exclusivamente pelos coletivos. 
Segundo a Prefeitura de Belém, a implantação das faixas vem sendo amplamente divulgada, através dos meios de comunicação desde o mês de julho. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) intensificou a divulgação nas últimas semanas, com abordagens de porta em porta em residências e estabelecimentos comerciais e distribuição de panfletos informativos ao longo das vias incluídas no projeto. O motorista que for pego trafegando nestas faixas recebe multa se andar por mais de um quarteirão.

Informações: Portal ORM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC