Brasília-DF. Passe livre será liberado neste domingo (5) para alunos que vão fazer o Enem


O Passe Livre Estudantil será liberado para uso neste domingo (5) e no próximo (12) em razão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que forem fazer a prova e precisarem utilizar o transporte público terão acesso gratuito pelo sistema.
Normalmente, o cartão é bloqueado fora dos dias letivos. Além da liberação, o Transporte Urbano do Distrito (DFTrans) reforçará algumas linhas de ligação entre as regiões administrativas para quem for à prova fora do local onde mora.
Os ônibus circularão com a escala de domingos e feriados, de 40% da frota, com possibilidade de aumentá-la nos horários de pico, a partir das 12 horas — quando os portões das escolas se abrem para o Enem — e das 18 horas.
O metrô também funcionará em horário especial hoje. Os trens serão operados das 8 às 20 horas. Normalmente, a frota circula das 7 às 19 horas. A prova do Enem termina às 19 horas no dia 5 e às 18 horas no dia 12.
“Os estudantes devem chegar com antecedência, pois o trânsito fica congestionado nos arredores dos locais de prova. Após as 13 horas, os portões não abrem novamente”, enfatizou o secretário de Educação, Júlio Gregório.
A mudança visa atender aos usuários que ficarem até o final do exame nacional. O horário de término das provas neste primeiro dia é às 19 horas.
Escolas que passam por racionamento receberão água de caminhões-pipa.
Neste ano, o Enem será feito em dois domingos seguidos — 5 e 12 de novembro — e não mais apenas em um final de semana. A decisão ocorreu após consulta pública.
No Distrito Federal, haverá 167 pontos de provas, sendo 120 escolas públicas e as quatro unidades do Instituto Federal de Brasília (IFB) cedidas para a aplicação da prova. Ao todo, 125 mil estudantes vão fazer o Enem no DF.
Um total de 17 escolas em Planaltina, outras 17 em Sobradinho e duas em São Sebastião vão estar em período de racionamento e serão reforçadas com água potável de caminhões-pipa no sábado (4).
Simulados e aulões na preparação dos inscritos
Com o programa #BoraVencer, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude preparou cerca de 20 mil alunos para o Enem. Foram cinco encontros com aulas de histórias, ciências naturais, matemática e redação.
A expectativa da pasta é que, neste ano, mais de mil estudantes do Distrito Federal passem para universidades públicas com a nota do Enem. No ano passado, 759 conseguiram uma vaga no ensino superior.
A Secretaria de Educação também promoveu um simulado em agosto. O evento contou com a participação de aproximadamente 18 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA).
Um efetivo de 350 policiais militares vai trabalhar na operação de segurança do Enem. As ações começam cedo, com a escolta na distribuição das provas.
“Pela manhã, nossas equipes buscarão as dos Correios e farão juntas a distribuição nas escolas. À noite, acompanharemos o recolhimento e as acompanharemos até o aeroporto”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar do DF, Marcos Antônio Nunes.
Além disso, haverá viaturas nos 167 pontos de prova.
Após a preparação ao longo do ano, a Gerência de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação alerta os candidatos para os seguintes pontos importantes:
1- Local de prova
Verifique se a instituição em que fará a prova só tem uma unidade. Muitos estudantes confundem os locais e acabam parando em unidades erradas. É importante consultar o percurso que fará nos dias de aplicação do exame, de acordo com o transporte escolhido. Se puder, visite o local com antecedência.
2- Atenção para os horários
Nos dias do Enem, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, de acordo com o horário oficial de Brasília. Recomenda-se chegar ao local da prova até as 12 horas.
3- Identificação do participante
É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para fazer as provas.
4- Para a prova
O estudante tem que levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Fonte: Agência Brasília

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Licitação separada de chassi e carroceria faz Porto Alegre economizar, diz prefeitura