Campinas-SP. Novidades para a Itajaí Transportes


A Itajaí Transportes trouxe para somar à sua frota mais um ônibus elétrico híbrido. Trata-se do Caio Millennium BRT com chassis Volvo B215RH. Essa unidade tem piso rebaixado, que facilita o embarque e o desembarque dos passageiros e traz uma novidade para o transporte campineiro: a disponibilização de entradas USB para recarga de dispositivos eletrônicos. É o primeiro ônibus da cidade com esse serviço.
O veículo elétrico híbrido trabalha com um sistema diferente dos apenas elétricos. Com dois motores (um a diesel e um elétrico), ambos funcionam alternadamente. Quando está em movimento, funciona o motor a diesel que ao mesmo tempo está carregando as baterias do motor elétrico. Quando o ônibus para, seja no semáforo, seja no ponto para embarque ou desembarque, o motor a diesel desliga e liga automaticamente o elétrico, que não polui. No arranque, está trabalhando o motor elétrico que logo na sequência dá lugar para o motor a diesel voltar a funcionar.
Esse sistema, bastante divulgado pela Volvo no Brasil e usado em diversos países europeus, polui muito menos e traz um grande ganho com economia de combustível para a empresa. A Itajaí já teve um outro ônibus híbrido, com carroceria Marcopolo Viale BRT e piso alto, porém foi devolvido pois estava apresentando muitos problemas (lembrando que aquela unidade era de testes da Volvo e já tinha rodado um bom tempo em Curitiba), e esta nova unidade é zero quilômetro, dando a chance para a Itajaí iniciar um teste com melhores resultados.
A unidade possui assentos com estofados simples, carregadores USB (dois por conjunto de dois assentos), itinerários eletrônicos na frente e na traseira, piso rebaixado para embarque e desembarque, três portas, catraca imediatamente à frente, e ao contrário do que havia sido comentado, essa unidade não é equipada com ar condicionado. O veículo comporta 39 passageiros sentados e 58 em pé. A carroceria é Caio Millennium BRT, a top de linha da encarroçadora Caio Induscar.
A empresa ainda não definiu em qual linha o novo ônibus irá circular porém é bem provável que opere na linha 220 (Terminal Campo Grande - Circular Cambuí), onde já rodam ônibus elétricos. Desde que iniciou sua operação na região do Campo Grande em 2005, a Itajaí Transportes já testou várias tecnologias em diversos ônibus e costumeiramente renova a sua frota com o que oferece melhores resultados. Predominantemente a frota da Itajaí é composta por ônibus com chassis Volvo e Volkswagen, e algumas poucas unidades de Mercedes-Benz.
* Agradecemos à Itajaí Transportes por nos ter aberto as portas para podermos fazer os registros e à Transurc pela atenção dispensada>
Artigo: Luciano Roncolato
Fotos Dennis Hofstetter, Luciano Roncolato
Parceria Ônibus De Campinas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais