Campinas-SP. Novidades para a Itajaí Transportes


A Itajaí Transportes trouxe para somar à sua frota mais um ônibus elétrico híbrido. Trata-se do Caio Millennium BRT com chassis Volvo B215RH. Essa unidade tem piso rebaixado, que facilita o embarque e o desembarque dos passageiros e traz uma novidade para o transporte campineiro: a disponibilização de entradas USB para recarga de dispositivos eletrônicos. É o primeiro ônibus da cidade com esse serviço.
O veículo elétrico híbrido trabalha com um sistema diferente dos apenas elétricos. Com dois motores (um a diesel e um elétrico), ambos funcionam alternadamente. Quando está em movimento, funciona o motor a diesel que ao mesmo tempo está carregando as baterias do motor elétrico. Quando o ônibus para, seja no semáforo, seja no ponto para embarque ou desembarque, o motor a diesel desliga e liga automaticamente o elétrico, que não polui. No arranque, está trabalhando o motor elétrico que logo na sequência dá lugar para o motor a diesel voltar a funcionar.
Esse sistema, bastante divulgado pela Volvo no Brasil e usado em diversos países europeus, polui muito menos e traz um grande ganho com economia de combustível para a empresa. A Itajaí já teve um outro ônibus híbrido, com carroceria Marcopolo Viale BRT e piso alto, porém foi devolvido pois estava apresentando muitos problemas (lembrando que aquela unidade era de testes da Volvo e já tinha rodado um bom tempo em Curitiba), e esta nova unidade é zero quilômetro, dando a chance para a Itajaí iniciar um teste com melhores resultados.
A unidade possui assentos com estofados simples, carregadores USB (dois por conjunto de dois assentos), itinerários eletrônicos na frente e na traseira, piso rebaixado para embarque e desembarque, três portas, catraca imediatamente à frente, e ao contrário do que havia sido comentado, essa unidade não é equipada com ar condicionado. O veículo comporta 39 passageiros sentados e 58 em pé. A carroceria é Caio Millennium BRT, a top de linha da encarroçadora Caio Induscar.
A empresa ainda não definiu em qual linha o novo ônibus irá circular porém é bem provável que opere na linha 220 (Terminal Campo Grande - Circular Cambuí), onde já rodam ônibus elétricos. Desde que iniciou sua operação na região do Campo Grande em 2005, a Itajaí Transportes já testou várias tecnologias em diversos ônibus e costumeiramente renova a sua frota com o que oferece melhores resultados. Predominantemente a frota da Itajaí é composta por ônibus com chassis Volvo e Volkswagen, e algumas poucas unidades de Mercedes-Benz.
* Agradecemos à Itajaí Transportes por nos ter aberto as portas para podermos fazer os registros e à Transurc pela atenção dispensada>
Artigo: Luciano Roncolato
Fotos Dennis Hofstetter, Luciano Roncolato
Parceria Ônibus De Campinas

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