Morre um dos pioneiros dos transportes da grande São Paulo


Morreu nesta quarta-feira, 09 de agosto de 2017, aos 94 anos, o empresário Belchior Saraiva, diretor e um dos fundadores do Grupo NSO – Nossa Senhora do Ó, composto atualmente pelas empresas Viação Santa Brígida, da Capital Paulista, Viação Cidade de Caieiras, de Caieiras, e Auto Viação Urubupungá, de Osasco e região.
Belchior é considerado um dos pioneiros da história contemporânea dos transportes na capital  paulista e Grande São Paulo.
Nascido em Portugal, começou os negócios no Brasil com a Panificadora Nossa Senhora do Ó. Em seguida, comprou a empresa Laminação Nossa Senhora do Ó.
Em 1973, diante do crescimento das cidades e de uma oportunidade de negócios, entrou para o ramo de transportes de passageiros, comprando a Auto Viação Urubupungá, empresa criada em 1966.
Na empresa, Saraiva teve acesso ao mundo dos transportes de pessoas e, além de aprender o ramo bem diferente dos demais que atuava, também contribuiu para expansão do setor.
Foi na empresa que ocorreram os primeiros testes oficiais de ônibus a etanol, em 1979, na linha intermunicipal Ponte Pequena – São Paulo X Barueri . O modelo era O- 364, da Mercedes-Benz, originalmente movido a diesel, que teve algumas configurações alteradas.
Em 1980, Saraiva expandiu a atuação no ramo de transportes e comprou, na capital paulista, a Viação Santa Brígida, empresa fundada em 1960.
Como as áreas urbanas cresciam no Brasil ainda nos anos de 1980 e o fluxo migratório de diversas regiões do País para São Paulo era grande, as necessidades de transportes se ampliavam e apareciam mais oportunidades no setor.
Em 1986, o empresário criou a Urubupungá Transportes e Turismo, voltada para o fretamento, atendendo a uma demanda da indústria, que precisava de transporte de mão de obra. Ainda nesta década, a expansão industrial em São Paulo e região metropolitana era notória.
Em 1998, o Grupo NSO comprou a Viação Cidade de Caieiras. A empresa Viação Cidade de Caieiras Ltda foi estruturada por meio da compra da Viação Cidade de Caieiras, Viação Ladário e Recanto Transportes e Turismo.
Desde 2001, a empresa opera também no município de Franco da Rocha, com o nome fantasia “Nossa Cidade”.
De acordo com a assessoria de imprensa do Grupo NSO,  hoje as empresas têm cerca de 9 mil funcionários, 2 mil veículos, em torno de 180 linhas urbanas e, aproximadamente, 600 linhas atendidas pelo fretamento.
Saraiva deixa três filhos e oito netos.
De Adamo Bazani
Informações: Diário do Transporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC