Integração para melhorar a vida em Niterói, S. Gonçalo e Itaboraí


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu na tarde desta sexta-feira (11), no Museu de Arte Contemporânea (MAC) com seu futuro vice-prefeito, Comte Bittencourt, e com os prefeitos eleitos de São Gonçalo, Dr. José Luiz Nanci, e de Itaboraí, Dr. Sadinoel. O encontro teve como pauta a integração de ações que levem a uma melhoria da qualidade de vida da população desses três municípios.

De acordo com Rodrigo Neves, os desafios que os novos prefeitos enfrentarão no início de seus mandatos serão os problemas enfrentados quando ele assumiu a prefeitura no início de 2013, em um cenário de grave crise nas contas públicas. Já para o início de 2017, os prefeitos pretendem iniciar uma ação conjunta para melhorar a mobilidade da população local.
“A partir de uma união entre as três prefeituras, queremos cooperar com a Autopista Fluminense para tirar do papel a segunda etapa da duplicação da Niterói-Manilha, que vai do Barreto até o Trevo de Manilha. Esse é um projeto que já tem condições de sair do papel já no primeiro semestre de 2017”, afirmou Rodrigo.
A iniciativa foi comemorada pela Autopista Fluminense, que afirmou que o projeto já foi enviado para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que está aguardando um posicionamento do órgão para o início das obras. Ainda segundo a concessionária, a ajuda das prefeituras é sempre muito bem-vinda, pois assim o fluxo das obras é acelerado em todas as etapas.
Rodrigo e os dois prefeitos eleitos também afirmaram que possuem outro plano conjunto para a mobilidade da região: a implantação de um BRT ligando Itaboraí a Niterói.
“Queremos realizar a implantação de um BRT ligando as três cidades. Essa medida racionaliza as linhas de transporte e melhora a mobilidade. É um projeto de longo prazo, mas já pode começar a sair do papel nesse primeiro biênio da gestão. Esse BRT seria muito importante para Niterói pois desafogará muito a Alameda”, disse Rodrigo Neves.
Em relação à segurança pública, Rodrigo afirmou ser inaceitável que a UPP do Complexo do Alemão tenha o mesmo efetivo de policiais dos três municípios juntos. Segundo o prefeito de Niterói, os prefeitos vão buscar ações locais para melhorar a segurança, mas também cobrar do Governo do Estado um maior efetivo de policiais para os municípios e ações de segurança.
O prefeito eleito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, também destacou a importância da parceria.
“As expectativas são as melhores possíveis. É necessário que haja essa união para fortalecer os três municípios. Hoje em dia, essas três cidades estão tão interligadas que não se pode governar sozinho. Um grande exemplo dessa interligação se dá na área da saúde, os hospitais das três cidades atendem moradores de toda essa região”.
Resultado de imagem para brt niteroi
Já Dr. Sadinoel, prefeito eleito de Itaboraí, elogiou o encontro, afirmando que a união ajudará a superar os desafios que serão encontrados.
“Eu gostaria de agradecer por esse encontro com o prefeito Rodrigo Neves, pois é muito bom aprender com quem fez direito. Não temos tempo para errar, a etapa principal de nosso mandato serão os 100 primeiros dias, momento em que mostraremos qual a linha de governo que será adotada. Precisamos ter um norte, e, para isso, viemos nos encontrar com o Rodrigo para encontrarmos esse caminho. Com a experiência do prefeito de Niterói e a parceria de Nanci e Comte, superaremos todos os desafios”.
Além das medidas relacionadas a mobilidade e segurança, os prefeitos afirmaram que realizarão, durante os quatro anos de gestão, ações que serão estudadas para melhorar a saúde e o saneamento na região.
Informações: Jornal O Fluminense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC