Prefeitura do Rio inaugura o túnel Marcelo Alencar
A Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo, 19 de junho, o Túnel Prefeito Marcello Alencar, parte da Via Expressa - uma das principais obras viárias do Porto Maravilha, que absorverá o tráfego de veículos do antigo Elevado da Perimetral. Com a inauguração do túnel e da Via Expressa, com extensão de 6,8km, os cariocas voltam a ter uma ligação viária entre a Avenida Brasil, Ponte Rio-Niterói e Aterro do Flamengo. Este é o maior túnel rodoviário urbano do País, composto por duas galerias - Continente (sentido Aterro do Flamengo) e Mar (sentido Avenida Brasil) e com três faixas de rolamento por sentido.
Sem semáforos e saídas intermediárias, o Túnel Prefeito Marcello Alencar será o meio mais eficaz para cruzar a Região Portuária e o Centro. A galeria Continente, com 3.370 metros, tem capacidade para receber até 55 mil veículos por dia e será a primeira aberta ao tráfego a partir deste domingo. A galeria Mar, com 3.382 metros, começará a funcionar em julho e, a partir da operação, elevará a capacidade para 110 mil veículos por dia.
O túnel integra o conjunto de mudanças estruturantes promovido pela Prefeitura do Rio na construção de um novo modelo de mobilidade urbana. Na região do Porto Maravilha, as vias Binário do Porto (inaugurada em novembro de 2013) e Expressa substituem o conjunto Avenida Rodrigues Alves e Elevado da Perimetral com ganho de capacidade. As alterações redefinem o sistema viário, criam áreas para pedestres e ciclistas, como a Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde, e introduzem meios de transporte como o BRT Transbrasil, que entrará em operação em 2017, e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com a primeira etapa Rodoviária-Aeroporto inaugurada no dia 5 de junho.
De acordo com projeções da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), a Via Expressa vai desafogar o fluxo de veículos nos túneis Santa Bárbara e Rebouças, com redução de tráfego estimada em 30% e 20%, respectivamente, no horário de pico da manhã. No Santa Bárbara, sentido Zona Sul, a queda projetada aponta diminuição de 800 veículos de um total de 3.400 no horário de pico da manhã. Enquanto no Rebouças, no sentido Zona Sul, no mesmo horário, haverá uma redução de 700 veículos do total de 4.200. No pico da tarde, projeções indicam que o número de carros no Rebouças deverá cair 750 do total de 4.500 veículos, menos 15%. No Santa Bárbara, a estimativa de diminuição é de 25%, 800 do total de 3.500 carros.
Construído e operado pela Concessionária Porto Novo, contratada pela prefeitura para executar as obras e prestar serviços públicos nos 5 milhões de metros quadrados da Área de Especial Interesse Urbanístico da Região do Porto do Rio de Janeiro, o túnel segue normas internacionais de segurança. O túnel tem duas baias de refúgio em cada sentido e nove portas de emergência entre as galerias com distância aproximada de 300 metros entre elas. Duas delas serão voltadas também ao acesso de veículos em atendimentos de emergências. A operação de cada galeria dispõe de oito conjuntos balizadores de faixa (equipamento conhecido como seta-xis) que indicam a condição de tráfego de cada faixa, 186 caixas de som para megafonia, 46 telefones de emergência (call box), seis Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e 22 jato-ventiladores divididos em 11 pares 100% reversíveis. Sensores de gases CO e CO², detecção de calor e opacímetros também fazem parte dos equipamentos da via que tem ainda 1.430 luminárias monitoradas por meio de telegestão. A parte mais funda do túnel fica a 43 metros abaixo do nível do mar.
Monitoramento
Das 105 câmeras instaladas, 51 são utilizadas exclusivamente na galeria Continente. As imagens são monitoradas pelo Centro de Controle de Operações (CCO) da Concessionária Porto Novo, que funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana e é ligado ao Centro de Operações Rio (COR) da prefeitura. Um operador do CCO, um supervisor de pronto atendimento, quatro operadores com motocicletas, dois operadores com picapes, um guincho multi plataforma-pesado e um sistema de rádio com frequência exclusiva fazem parte da operação do novo túnel, que tem diferentes limites de velocidade em seu interior: 40 Km/h (em curva), 60 Km/h (depois das curvas) e 80 Km/h (em linha reta). O acesso ao túnel é proibido a caminhões, pedestres, skatistas e ciclistas.
Combate a incêndio
O túnel contém 106 hidrantes com saída dupla, cada uma com 30 metros de mangueira. Duzentos e doze extintores de incêndio distribuídos no interior do túnel podem ser acessados a cada 30 metros. Dois reservatórios de água com 30 mil litros cada têm capacidade equivalente a 12 caminhões pipa (de 5 mil litros) e são responsáveis por abastecer a rede exclusiva de combate a incêndio.
Drenagem
O sistema de drenagem tem cisterna com capacidade útil para armazenar 390 mil litros de água, o que corresponde a 78 caminhões pipa (de 5 mil litros). É composto por quatro bombas, cada uma com capacidade de retirar 100 m³ de água por hora, o que corresponde a 20 caminhões pipa (de 5 mil litros) por hora em cada bomba.
Horário de funcionamento
O Túnel Prefeito Marcello Alencar ficará fechado ao tráfego diariamente das 22h às 4h. Nesse horário, motoristas em direção ao Centro deverão seguir pelas avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas. Para acessar a Zona Sul, recomenda-se duas opções: seguir pela Avenida Presidente Vargas até o Viaduto 31 de Março e Túnel Santa Bárbara ou Elevado Paulo de Frontin e Túnel Rebouças.
Salas técnicas de apoio
Duas salas técnicas de apoio guardam o sistema de geradores, automação e subestações. Equipamentos são integrados ao CCO.
Metodologias construtivas
Nos diferentes estágios da obra, 1.100 funcionários participaram da construção iniciada em outubro de 2012. Durante este período, dos 450.000m³ de material escavados, 60% foram reaproveitados nas obras. Para a construção do novo túnel, a concessionária utilizou 250.000m³ de concreto.
Conheça os detalhes dos métodos construtivos:
- NATM – Utilizado em túneis em solo com grande diâmetro e extensões médias. Baseia-se na escavação do solo com avanços médios de 1 metro, instalação de cambota metálica e aplicação de concreto projetado que pode ter adição de fibras, dando ao túnel capacidade autoportante (de vedação e sustentação)
- Cut and Cover – Consiste na execução de paredes de concreto com escavação de cima para baixo e escoramento. No Túnel Prefeito Marcello Alencar, variação dessa metodologia, Método Invertido ou Cover and Cut, foi aplicada. Dessa forma, a superfície foi liberada com mais rapidez para a execução dos serviços de urbanização da região
- VCA (Valas a Céu Aberto) – Execução de paredes de concreto com escavação de cima para baixo. Usado no trecho que liga a superfície à parte coberta do túnel
- Drill and Blast – Utilizado para escavação de túneis em rocha com explosivos e avanços médios de 3 metros, dependendo do tipo da rocha. Método adota perfuração, colocação dos explosivos e detonação. Após a detonação e limpeza, aplica-se concreto projetado para melhorar suporte da rocha e geometria do túnel
- Drill and Blast - Utilizado para escavação de túneis em rocha com explosivos e avanços médios de 3 metros, dependendo do tipo da rocha. Método adota perfuração, colocação dos explosivos e detonação. Após a detonação e limpeza, aplica-se concreto projetado para melhorar suporte da rocha e geometria do túnel
SERVIÇO
- -Horário de funcionamento: Túnel Prefeito Marcello Alencar ficará fechado ao tráfego, diariamente, das 22h às 4h
- - Painéis luminosos indicam a condição de tráfego de cada pista (seta-xis)
- - Em caso de pane, o condutor deve sinalizar com pisca alerta e aguardar dentro do veículo. Equipes treinadas estarão estrategicamente posicionadas para dar apoio
- - Limites de velocidade: 40km/h em curvas, 60km/h após as curvas e 80km/h em linha reta
- - Proibida a circulação de caminhões, pedestres, bicicletas e skates no interior do túnel
- - Proibido parar e estacionar nos recuos. Eles devem ser utilizados apenas em pane mecânica
- - Em caso de emergência, ligar para 0800 8807678
COMO ACESSAR A VIA EXPRESSA SENTIDO ATERRO
- Da Avenida Brasil: Seguir em frente e permanecer na pista da esquerda em direção à Avenida Rodrigues Alves. A Avenida Rodrigues Alves faz parte da Via Expressa que termina na Avenida General Justo sem semáforos e sem saídas alternativas
- Da Ponte Rio-Niterói: Descer na saída do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) que dá acesso à Avenida Brasil e seguir em frente na pista da esquerda em direção à Avenida Rodrigues Alves
- Da Linha Vermelha: Pegar a saída à direita para São Cristóvão e contornar o Campo de São Cristóvão (Centro de Tradições Nordestinas - Feira de São Cristóvão), seguir em frente mantendo-se à esquerda para acessar a Rua Santos Lima. Continuar até chegar à Avenida Brasil. Da Avenida Brasil, pegar a agulha para a pista central em direção à Avenida Rodrigues Alves
NOVA CONFIGURAÇÃO DO TRÂNSITO NA REGIÃO CENTRAL
Com a inauguração do Túnel Prefeito Marcello Alencar, o trânsito passou por adequações desde sexta-feira, 17 de junho, restringindo os acessos à rodoviária ao Viaduto do Gasômetro via Binário do Porto.
O reordenamento também se estendeu aos ônibus. Intermunicipais e municipais passaram a trafegar pela faixa exclusiva do futuro BRT Transbrasil na Avenida Rodrigues Alves até a Rua da Gamboa, na Cidade do Samba.
Apenas ônibus executivos (“frescões”) municipais e intermunicipais vão trafegar pela Via Expressa, sem paradas. Será proibida a circulação de caminhões na nova via.
Usuários dos serviços de ônibus devem ficar atentos aos pontos desativados no entorno da rodoviária, na Rua Sacadura Cabral, na Avenida Venezuela, na Avenida Barão de Tefé, na Avenida Presidente Vargas, na Avenida Marechal Floriano, na Avenida Professor Pereira Reis, na Rua da Assembleia, na Avenida General Justo e no Terminal Menezes Cortes. Em horários de maior movimento, agentes educativos uniformizados treinados tiram dúvidas de passageiros nos pontos de ônibus do entorno da rodoviária desde sábado, 18 de junho, até quarta-feira, 22 de junho.
Em operação especial de trânsito, a CET-Rio vai destacar 40 homens por dia, 15 Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) móveis e fixos, quatro motociclistas, três reboques e três picapes além da estrutura da Porto Novo, que opera o trânsito na área a serviço da Prefeitura do Rio.
Ajustes nos itinerários de linhas de ônibus
1) A partir das 22h de sexta-feira, dia 17 de junho, com o fechamento do acesso da Avenida Brasil para a Rua Comandante Garcia Pires / Rua Santo Cristo / Avenida Cidade de Lima ("binarinho"), as linhas de ônibus municipais e intermunicipais que utilizavam o acesso passarão a trafegar pela pista direita da Avenida Rodrigues Alves, exclusiva para ônibus, do futuro BRT Transbrasil, até a Via B4 (próximo à Cidade do Samba), retomando, então, seus itinerários atuais com destino à área central ou ao Terminal Américo Fontenelle pela Via Binário do Porto (pista sentido Praça Mauá).
2) A partir da liberação ao tráfego de veículos, na Via Expressa, no domingo, dia 19 de junho,novos itinerários serão:
>>> LINHAS MUNICIPAIS
a) linhas convencionais 210, 265 e 442, provenientes dos bairros do Caju, Maré e São Cristóvão, com destino ao Centro: …, Avenida Brasil (pista central), Avenida Rodrigues Alves (pista direita exclusiva para ônibus - futuro BRT Transbrasil), Via B4, Via Binário do Porto (pista sentido Praça Mauá), Avenida Venezuela, ...
- b) linhas convencionais 404, 443, 444, 445 e 483, provenientes da Avenida Brasil com destino à Zona Sul, via Túnel Santa Bárbara ou Avenida Trinta e Um de Março: …, Avenida Brasil (pista central), Avenida Brasil (pista elevada), Viaduto do Gasômetro, alça de acesso à Via Binário do Porto, Via Binário do Porto (pista sentido Praça Mauá), Avenida Professor Pereira Reis (pista sentido Praça Santo Cristo), Praça Santo Cristo, Rua da América, Avenida 31 de Março, ...
- c) linhas convencionais 315, 322, 349, 350, 351, 355, 361, 367, 374, 376, 377, 384, 385 e 396, provenientes da Avenida Brasil com destino ao Centro, que atualmente acessam a Via Binário do Porto (pista sentido Praça Mauá) pelo Viaduto do Gasômetro, permanecem com seus itinerários inalterados: …, Avenida Brasil (pista central), Viaduto do Gasômetro, alça de acesso à Via Binário do Porto, Via Binário do Porto (pista sentido Praça Mauá), Avenida Venezuela, ...
- d) linhas executivas 2101*(proveniente da Avenida Francisco Bicalho), 2112, 2303, 2304, 2305, 2307, 2308, 2309, 2310, 2331, 2332, 2336, 2339, 2342, 2343, 2344, 2345, 2381 e LECD 07, provenientes da Avenida Brasil ou da Linha Vermelha (via Campo de São Cristóvão), com destino ao Terminal Menezes Cortes ou à região do Castelo / Carioca: ..., Avenida Brasil (pista central), Avenida Rodrigues Alves (pista da esquerda - Via Expressa), Túnel Prefeito Marcelo Allencar, Avenida General Justo, Avenida Marechal Câmara, ...
Obs: As linhas executivas 2014, 2017, 2018, 2020, 2145 e 2330, que atendem à Rodoviária Novo Rio, não circularão pela Via Expressa.
- e) linhas convencionais 011, 102 (troncal 2), 108 (troncal 6) e 118 (troncal 8),provenientes do Terminal Padre Henrique Otte com destino ao Centro, à Lapa ou à Zona Sul, que atualmente circulam pela Avenida Cidade de Lima, permanecerão com seus itinerários inalterados: Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Avenida Cidade de Lima, Avenida Professor Pereira Reis, ...
>>> LINHAS INTERMUNICIPAIS
- a) linhas convencionais provenientes da Avenida Brasil com destino ao Terminal Américo Fontenelle: …, Avenida Brasil (pista central), Avenida Rodrigues Alves (pista direita exclusiva para ônibus – futuro BRT TransBrasil), Via B4, Via Binário do Porto (pista sentido Praça Mauá), Avenida Venezuela, ...
- b) linhas executivas (rodoviárias) provenientes da Baixada Fluminense via Avenida Brasil ou Linha Vermelha, e outras provenientes da Ponte Rio - Niterói (que atualmente circulam pela Via Binário do Porto / Avenida 31 de Março) com destino ao Terminal Menezes Cortes ou à região do Passeio: …, Avenida Brasil (pista central), Avenida Rodrigues Alves (pista esquerda - Via Expressa), Túnel Prefeito Marcello Alencar, Avenida General Justo, Avenida Marechal Câmara, ...
- c) linhas executivas (rodoviárias) provenientes da Baixada Fluminense que atualmente têm seus pontos terminais na Rua Sacadura Cabral passarão a retornar no entorno da Rodoviária Novo Rio com pontos terminais na Via D1: ..., Avenida Brasil (pista elevada), Viaduto do Gasômetro,, alça de acesso à Via Binário do Porto, Via Binário do Porto (sentido Praça Mauá), Avenida Professor Pereira Reis (pista sentido Avenida Rodrigues Alves), Via Binário do Porto (pista sentido Rodoviária), Rua Santo Cristo, Via D1 (ponto terminal), Via D1, Rua General Luís Mendes de Morais, retorno, Rua General Luís Mendes de Morais, acesso à Avenida Francisco Bicalho, Avenida Francisco Bicalho, ...
- 3) Na Avenida Rodrigues Alves (pista direita - exclusiva para ônibus, do futuro BRT Transbrasil), serão implantados dois pontos de parada para embarque e desembarque de passageiros (junto às interseções com a Rua Cordeiro da Graça e com a Avenida Professor Pereira Reis);
- 4) Na Avenida Rodrigues Alves (pista esquerda - Via Expressa) não haverá ponto de parada para embarque e desembarque de passageiros
- 5) Na Avenida Cidade de Lima permanecerão os pontos de parada para embarque e desembarque de passageiros existentes (antes das interseções com a Rua Cordeiro da Graça e com a Avenida Professor Pereira Reis)
- 6) Na Via Binário do Porto (pista sentido Praça Mauá) será implantado ponto de parada para embarque e desembarque de passageiros (antes da intersecção com a Rua Cordeiro da Graça)
- 7) O ponto de parada para embarque e desembarque de passageiros na Rua Santo Cristo (próximo ao Terminal Padre Henrique Otte) será desativado
- 8) Com o fechamento do Túnel Prefeito Marcello Alencar entre 22h e 4h para manutenção, as linhas de ônibus executivas (rodoviárias) deverão ser desviadas pela Avenida Rodrigues Alves (pista direita - exclusiva para ônibus, do futuro BRT Transbrasil) e Via Binário do Porto (pista sentido Praça Mauá)
OBRAS DE RECAPEAMENTO DO VIADUTO DO GASÔMETRO
O Viaduto do Gasômetro entra na segunda etapa de interdições noturnas a partir de amanhã, 20 de junho, até 16 de julho. A via fechará de segunda a quinta-feira, das 22h às 5h; e aos sábados, das 23h às 6h da manhã.
Opções de acesso ao Centro, à Região Portuária e à Ponte Rio-Niterói nos horários de fechamento do Gasômetro:
Rota 1: Ponte Rio Niterói > alça de descida para a Av. Brasil – sentido Centro> Av. Francisco Bicalho
Rota 2: Av. Brasil> Av. Francisco Bicalho
Rota 3: Linha Vermelha > alça de descida da Rua Francisco Eugênio > retorno sob a linha férrea pela Av. Francisco Bicalho > Gasômetro > acesso à Ponte Rio Niterói
Rota 4: Linha Vermelha > alça de descida da Rua Francisco Eugênio > acesso ao Centro pela Av. Francisco Bicalho > retorno sob a linha férrea > pista lateral da Av. Francisco Bicalho > Rua Comandante Garcia Pires
Rota 2: Av. Brasil> Av. Francisco Bicalho
Rota 3: Linha Vermelha > alça de descida da Rua Francisco Eugênio > retorno sob a linha férrea pela Av. Francisco Bicalho > Gasômetro > acesso à Ponte Rio Niterói
Rota 4: Linha Vermelha > alça de descida da Rua Francisco Eugênio > acesso ao Centro pela Av. Francisco Bicalho > retorno sob a linha férrea > pista lateral da Av. Francisco Bicalho > Rua Comandante Garcia Pires
Saiba mais:
De onde vem o dinheiro do Porto Maravilha
Fotos: J. P. ENGELBRECHT / Divulgação Prefeitura do Rio
Fotos: J. P. ENGELBRECHT / Divulgação Prefeitura do Rio
Comentários
Postar um comentário