Prefeitura do Rio inaugura Novo Joá na manhã deste sábado

O Novo Joá, via que liga a Zona Sul do Rio a Barra da Tijuca, foi inaugurado na manhã deste sábado (28). O novo acesso aumentará em 30% a capacidade viária entre as duas regiões, facilitando o deslocamento dos cerca de 85 mil veículos que trafegam por dia na região. 
Novo Joá é inaugurado na manhã deste sábado (28) (Foto: Matheus Rodrigues / G1)
Foto: Manuel Rodrigues/g1
Batizado de Elevado Presidente Itamar Franco, a travessia terá ainda dois túneis: Túnel Engenheiro Paulo Cézar Marcellino Figueira e Túnel Engenheiro Luiz Jacques de Moraes. As obras, realizadas pela construtora Odebrecht,  ficaram orçadas em quase R$ 500 milhões e pretendem minimizar o congestionamento para os cerca de 85 mil veículos que trafegam por dia na região.
"É óbvio que você tem algumas regiões da cidade que você tem, até pelas características físicas do Rio de Janeiro, nós de trânsito para os veículos que vão continuar passando. Isso aqui [Novo Joá] alivia muito. A gente aumenta a capacidade, vai melhorar muito esse fluxo entre Barra e Zona Sul. Principalmente na parte da manhã, esse acesso de quem vem da Zona Sul é quase um suplício porque você fica só com uma faixa", disse.
Prefeitura vai reavaliar ciclovia do Joa antes de inaugurar
Paes ainda comentou sobre a segurança da obra que está sendo entregue à população, já que em abril a Ciclovia Tim Maia desabou. Ele afirmou que a via está totalmente segura e após a tragédia está reavaliando todas as obras que serão entregues aos cariocas.

"A gente tem no caso da ciclovia um assunto muito específico, está cada vez mais se confirmando que foi um erro de projeto em um pequeno trecho da ciclovia. É inaceitável, não estou querendo minimizar este problema. Desde o início eu disse que a última coisa que se poderia culpar ali era a natureza. Eu não sou engenheiro, mas é óbvio que apertei todos os botões para que essas coisas fossem checadas e rechecadas permanentemente. Tanto que não estou nem abrindo a ciclovia hoje aqui. Vamos checar um pequeno trecho que tem um contato maior com o mar, vamos ver e refazer todos os estudos. Mas o viaduto está com toda segurança e nós não vamos reabrir nada que não tenha total segurança. As pessoas podem ficar tranquilas", afirmou.
De acordo com a secretaria municipal de Transportes o tempo de viagem para quem se desloca de São Conrado para a Zona Oeste no período da manhã deve diminuir em até 60%. Atualmente, a instalação de uma reversível neste período disponibiliza apenas uma faixa para os motoristas que desejam fazer esse trajeto.
Em entrevista coletiva na quarta-feira (25), o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, destacou que todos os cuidados relacionados a segurança da construção foram adotados.
"É preciso esclarecer que são situações absolutamente diferentes, com obras diferentes, a Prefeitura realizou milhares de obras ao longo desse tempo salvando vidas, permitindo o carioca viver melhor. É claro que o episódio da ciclovia entristece a todos nós, ele nos obriga a buscar maiores cuidados e condições de dar segurança à população. O prefeito tem determinado todas essas medidas, contratado instituições capazes de fazer avaliações de risco e todas avaliações técnicas. Isso nos dá certamente a condição de dizer aos cariocas e visitantes que todas as obras entregues pela prefeitura atenderão as necessidades e contemplarão a população com os itens de segurança que ela necessita", afirmou.
Ainda sobre as medidas de segurança adotadas nesta via, Picciani afirmou que a velocidade média estabelecida no local será de 80km/h e disse também que haverá fiscalização eletrônica. O Elevado do Joá funcionará diariamente com três faixas para cada sentido, sendo que entre 23h30 e 4h30 uma pista em cada sentido será fechada para manutenções. Essas inspeções diárias irão verificar iluminação, manutenção de câmeras e outros itens técnicos.
Informações: g1 RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC