Colômbia. Cartagena concedeu todo o transporte e ficou com linhas deficitárias

A cidade turística colombiana de Cartagena tinha um modelo de transporte coletivo um tanto quanto pitoresco. Até o ano passado, mais de 50 empresas operavam livremente com os mais variados modelos de ônibus, micro-ônibus, motos e outros veículos automotores.
Em 2011, a administração local decidiu dar um basta nisso e concedeu o setor a dois consórcios privados, agora estipulando regras. Mas os alimentadores, que respondem por 25% do sistema, estão sendo operados pela empresa pública Transcaribe. Quem acompanhou o processo afirma que isso ocorreu porque a iniciativa privada não viu viabilidade financeira nessas linhas.
A operação de fato começou apenas este ano, devido à resistência das empresas que operavam antes. Nessa primeira fase, serão 150 ônibus. A implantação total dos 600 veículos é prevista para início de 2018. Além da operação, os gestores locais também licitaram a bilhetagem do transporte de Cartagena. A Dataprom, fornecedora dos equipamentos de Curitiba, faz parte do consórcio vencedor desse sistema. (RM)

Informações: Gazeta do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC