Prefeitura do Rio faz ajustes em 11 linhas de ônibus após racionalização
Após reclamações e sugestões de passageiros em relação ao projeto de racionalização das linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul do Rio, a prefeitura decidiu promover ajustes operacionais. Ao todo, 11 linhas sofrerão algum tipo de modificação a partir deste sábado (12).
Foto: Matheus Rodrigues/ G1 |
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), as alterações irão beneficiar moradores da Lapa, Grande Tijuca, Méier, Lagoa, Laranjeiras, Barra, Botafogo e Jardim Botânico.
Entre as principais mudanças, as linhas 433 e 464, que deixaram de acessar Copacabana, voltarão a entrar no bairro. Outras linhas terão trajetos espandidos e algumas receberão aumento da frota para diminuir o tempo entre as viagens.
Segundo a secretaria, os ajustes foram definidos a partir de reclamações e sugestões dos passageiros registradas por meio da Central 1746 - canal de comunicação oficial da Prefeitura.
Confira abaixo as mudanças:
Linha 309 (Alvorada-Central-via Botafogo) - receberá aumento de 25% da frota a fim de reduzir os intervalos das viagens e a espera dos passageiros nos pontos.
Linha 433 (Vila-Isabel-Praia de Botafogo-via Lapa) – terá alteração do itinerário depois que os passageiros reivindicaram uma opção de acesso direto para Copacabana. Ela agora terá como trajeto final a Rua Prado Júnior, de onde retorna para Vila Isabel em serviço circular (não faz ponto final).
Linha 464 (Maracanã-Praia de Botafogo-via Lapa-circular) – também passará a seguir até Copacabana, finalizando o itinerário na Rua Siqueira Campos, com a vista 464 (Maracanã-Siqueira Campos-via Lapa-circular).
Linha 435 (Grajaú-Gávea-via Túnel Santa Bárbara) - terá aumento de 25% da frota para reduzir o intervalo entre as viagens.
Linha 455 (Méier-Copacabana-via Aterro do Flamengo-circular) – passa a ter um Serviço Variante, que passa a oferecer uma viagem pelo Túnel Rebouças (455-SV Méier-Copacabana-via Túnel Rebouças-circular). Com isso, a linha passa a ter duas ligações a Copacabana, uma pelo Aterro do Flamengo e outra pelo Rebouças.
Linha 517 (Gávea Puc-Botafogo-via Lagoa/Epitácio Pessoa-circular) – passa a ter ligação direta com o Centro, com itinerário estendido até a Avenida Presidente Wilson, de onde os ônibus retornam para a Gávea a partir da Rua Mestre Valentim. A nova vista passa a ser 517 (Gávea PUC-Glória-via Lagoa/ Epitácio Pessoa-circular).
Linha 497 (Penha- Laranjeiras -circular) – o itinerário, que havia sido encurtado até o Largo do Machado, passa a seguir até a Rua Soares Cabral, de onde retorna pelo Viaduto Jardel Filho e faz ponto regulador (área de retorno de uma linha circular) na Rua do Catete, entre Rua Almirante Tamandaré e Rua Machado de Assis.
Troncal 7 – terá aumento de 20% em sua frota para diminuir tempo de espera dos passageiros nos pontos.
Troncal 8 – terá aumento de 45% de sua frota, para reduzir o intervalo entre as viagens.
Troncal 2 – Terá o itinerário alterado a partir do dia 19 de março. Criada para fazer o trajeto entre a Praça General Osório, em Ipanema, e a Rodoviária, no Santo Cristo, via Lapa, terá o itinerário estendido até o Jardim de Alah, no Leblon. A nova vista passa a ser (Troncal 2; Jardim de Alah-Rodoviária-via Lapa).
Troncal 10 – Também terá alterações no itinerário a partir do dia 19 de março. Criada para sair da Praça General Osório com destino à Cruz Vermelha via Jardim Botânico, passará a iniciar a viagem no Jardim de Alah, no Leblon, e, ao invés de passar pela Rua do Catete, irá seguir pela Praia do Flamengo, nos dois sentidos.
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