Prefeitura do Rio faz ajustes em 11 linhas de ônibus após racionalização

Após reclamações e sugestões de passageiros em relação ao projeto de racionalização das linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul do Rio, a prefeitura decidiu promover ajustes operacionais. Ao todo, 11 linhas sofrerão algum tipo de modificação a partir deste sábado (12).
Ponto de ônibus no Centro não tem cobertura e divulga informação errada (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)
Foto: Matheus Rodrigues/ G1
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), as alterações irão beneficiar moradores da Lapa, Grande Tijuca, Méier, Lagoa, Laranjeiras, Barra, Botafogo e Jardim Botânico.

Entre as principais mudanças, as linhas 433 e 464, que deixaram de acessar Copacabana, voltarão a entrar no bairro. Outras linhas terão trajetos espandidos e algumas receberão aumento da frota para diminuir o tempo entre as viagens.

Segundo a secretaria, os ajustes foram definidos a partir de reclamações e sugestões dos passageiros registradas por meio da Central 1746 - canal de comunicação oficial da Prefeitura.

Confira abaixo as mudanças:
Linha 309 (Alvorada-Central-via Botafogo) -  receberá aumento de 25% da frota a fim de reduzir os intervalos das viagens e a espera dos passageiros nos pontos.
Linha 433 (Vila-Isabel-Praia de Botafogo-via Lapa) – terá alteração do itinerário depois que os passageiros reivindicaram uma opção de acesso direto para Copacabana. Ela agora terá como trajeto final a Rua Prado Júnior, de onde retorna para Vila Isabel em serviço circular (não faz ponto final).

Linha 464 (Maracanã-Praia de Botafogo-via Lapa-circular) – também passará a seguir até Copacabana, finalizando o itinerário na Rua Siqueira Campos, com a vista 464 (Maracanã-Siqueira Campos-via Lapa-circular). 

Linha 435 (Grajaú-Gávea-via Túnel Santa Bárbara) - terá aumento de 25% da frota para reduzir o intervalo entre as viagens.
Linha 455 (Méier-Copacabana-via Aterro do Flamengo-circular) – passa a ter um Serviço Variante, que passa a oferecer uma viagem pelo Túnel Rebouças (455-SV Méier-Copacabana-via Túnel Rebouças-circular). Com isso, a linha passa a ter duas ligações a Copacabana, uma pelo Aterro do Flamengo e outra pelo Rebouças.
Linha 517 (Gávea Puc-Botafogo-via Lagoa/Epitácio Pessoa-circular) – passa a ter ligação direta com o Centro, com itinerário estendido até a Avenida Presidente Wilson, de onde os ônibus retornam para a Gávea a partir da Rua Mestre Valentim. A nova vista passa a ser 517 (Gávea PUC-Glória-via Lagoa/ Epitácio Pessoa-circular).
Linha 497 (Penha- Laranjeiras -circular) – o itinerário, que havia sido encurtado até o Largo do Machado, passa a seguir até a Rua Soares Cabral, de onde retorna pelo Viaduto Jardel Filho e faz ponto regulador (área de retorno de uma linha circular) na Rua do Catete, entre Rua Almirante Tamandaré e Rua Machado de Assis.
Troncal 7 – terá aumento de 20% em sua frota para diminuir tempo de espera dos passageiros nos pontos.
Troncal 8 – terá aumento de 45% de sua frota, para reduzir o intervalo entre as viagens.
Troncal 2 – Terá o itinerário alterado a partir do dia 19 de março. Criada para fazer o trajeto entre a Praça General Osório, em Ipanema, e a Rodoviária, no Santo Cristo, via Lapa, terá o itinerário estendido até o Jardim de Alah, no Leblon. A nova vista passa a ser (Troncal 2; Jardim de Alah-Rodoviária-via Lapa).
Troncal 10 – Também terá alterações no itinerário a partir do dia 19 de março. Criada para sair da Praça General Osório com destino à Cruz Vermelha via Jardim Botânico, passará a iniciar a viagem no Jardim de Alah, no Leblon, e, ao invés de passar pela Rua do Catete, irá seguir pela Praia do Flamengo, nos dois sentidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais