Trilhos do Trem Republicano começam a ser assentados em Itu

Após finalização das obras de terraplanagem e drenagem do terreno, teve início neste mês de dezembro a colocação do primeiro quilômetro de trilhos no trecho ituano da linha férrea do Trem Republicano.
As peças começaram a ser assentadas na região do bairro Padre Bento, em local próximo à Estação Ferroviária, que também já foi revitalizada. As duas obras contaram com recursos provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), além de verbas federais e municipais.
Para recuperar o antigo prédio, localizado na Praça Gaspar Ricardo, foi necessário reformar a plataforma de embarque, o hall e a bilheteria, construção de novos banheiros, além da adaptação deles e dos demais espaços para garantir a acessibilidade de pessoas com dificuldades de locomoção, instalar um elevador e construir um espaço para lanchonete, com deck externo de madeira. Além disso, também foram realizadas obras de manutenção do 2º pavimento para uso administrativo, recuperação estrutural do prédio, impermeabilização da calha e reforma da cobertura da plataforma.
As obras do Trem Republicano estão divididas em quatro lotes, sendo dois de responsabilidade de Itu e os outros dois de Salto. No total, serão mais de 7km de ferrovia. O trem turístico, do tipo Maria Fumaça, funcionará nos finais de semana e feriados, fomentando ainda mais o turismo na região.
Divulgação da Foto e informações: Prefeitura de Itu

Comentários

  1. Isto é mais que legal, é trilegal. Como bom mineiro que sou e amante da ferrovia , parabenizo-os por este maravilhoso feito.
    Fazer é preciso , trabalhar é necessário , somando os dois eis ai o resultado, realização de um grande empreendimento.
    Parabéns cidade de Itu.
    Parabéns cidade de Salto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC