Luxemburgo apresenta sistema de recarga rápida para bateria de ônibus elétricos

Novos ônibus elétricos da Volvo devem a operar os transportes urbanos em Luxemburgo já no ano que vem com sistema de recarga rápida das baterias.
ABB apresenta carregadores rápidos para ônibus elétricos. Sistema vai começar a operar em Luxemburgo.
Os equipamentos foram apresentados pela ABB, empresa que atua nos setores de tecnologias de energia e automação, e podem permitir uma recarga de 4 minutos a 6 minutos de duração para ampliar a autonomia das baterias durante a operação dos ônibus nas linhas. A carga completa é feita por abastecimentos na garagem e o carregamento rápido em determinados pontos durante o trajeto, como terminais e estações.
“A solução automatizada de recarga rápida da ABB é baseada no ‘pantógrafo’ – um conceito mecânico de qualidade comprovada para interconexão de fontes de alimentação aos trens, bondes e ônibus. Quando o ônibus chega ao ponto de parada para recarga, a comunicação sem fio será estabelecida entre o ônibus e o carregador e um pantógrafo especial invertido descerá automaticamente. Quando todas as verificações de segurança forem realizadas, o sistema fornecerá ao ônibus uma recarga rápida extremamente potente. O design modular oferece uma potência de recarga de 150 kW, 300 kW ou 450 kW, fornecendo a qualquer ônibus a energia suficiente em apenas alguns minutos para percorrerem suas rotas dentro da cidade de forma contínua durante o dia inteiro.” – explica a ABB em nota.
O sistema também vai auxiliar o carregamento das baterias de ônibus elétricos híbridos. Com isso, a empresa promete melhor desempenho dos veículos e redução ainda mais significativa do uso de combustível e da poluição. O motor a combustão passa ser menos exigido para gerar energia, gastando até 75% menos diesel.
“O primeiro projeto público a utilizar essa tecnologia será a integração dos ônibus Volvo e quatro carregadores automáticos da ABB para ônibus elétricos junto às linhas existentes do sistema de transporte público de Luxemburgo, ao passo que a maioria dos 6 ônibus elétricos híbridos da Volvo estarão em operação nas linhas existentes até 2016. O ônibus elétrico híbrido da Volvo pode reduzir o consumo de combustível em até 75% em comparação aos ônibus convencionais movidos a diesel, fato que gera melhoria do desempenho sustentável e redução dos custos operacionais.” – complementa a ABB.
A empresa diz que além de sistemas de recargas, oferece serviços como diagnósticos e gerenciamento remotos e atualização de software via satélite. Já são mais de 3 mil carregadores rápidos de corrente contínua – CC conectados pela internet com dados em tempo real de operação.
Reportagem: Adamo Bazani
Informações: Ponto de Ônibus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC