Motoristas de consórcio que atende zona Leste e parte da Sul anunciam greve em THE. Teresina-PI
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes (Sintetro) de Teresina, informou ao O Olho na manhã desta sexta-feira (14/08) que a partir da 0h da próxima terça-feira (18) 100% dos veículos que fazem parte do consórcio Urbanus, que atende a zona Leste da capital e um bairro da zona Sul - o Três Andares - totalizando 16 linhas, irão paralisar por tempo indeterminado.
De acordo com o diretor do Sintetro, Fernando Feijão, a paralisação ocorrerá devido ao desrespeito às leis trabalhistas. Segundo ele, os trabalhadores não estão recebendo horas extras e são explorados.
“Tem funcionário que foi demitido faz mais de seis meses e nunca recebeu os direitos trabalhistas. Fora isso, eles não estão recebendo horas extras nem as férias”, ressaltou.
Além dessas demandas, os pouco mais de 200 trabalhadores que atuam diariamente no consórcio, alegam que as paradas de ônibus não possuem estrutura mínima para acomodarem os passageiros, motoristas, cobradores e fiscais.
“Não há condições mínimas de trabalho. Temos uma grande quantidade de ônibus sucateados que põem em risco a vidas dos trabalhadores e dos passageiros. Faz mais de cinco meses que nós estamos levando essas demandas para o consórcio, mas nenhuma decisão foi tomada ainda”, explicou.
As linhas afetadas pela paralisação são as que se beneficiam com ônibus das empresas Cidade Verde, Asa Branca, Santana e São Cristóvão. Essas empresas fazem linha para os bairros: Anita Ferraz, Poti Velho, Universidade Federal, Vila Bandeirante, Satélite, Planalto Uruguai, Pedra Mole, Nova Teresina, Vale do Gavião, Planalto Ininga, Dom Avelar, Santa Barbara, Socopo e Cidade Jardim, todos na zona Leste, além do bairro Três Andares, na zona Sul de Teresina.
OUTRO LADO
A reportagem entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) para que comentassem sobre o assunto, mas as ligações não foram atentidas até o momento da publicação desta matéria.
Informações: Notícias O Olho
Comentários
Postar um comentário