Transporte público de Blumenau é afetado por paralisação de motoristas

Motoristas e cobradores da empresa de transporte público Glória, de Blumenau, no Vale do Itajaí, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (9) por atraso no pagamento de salários. Conforme o sindicato da categoria, a empresa representa 66% das linhas que fazem os trajetos intermunicipais da cidade.
Paralisação começou na madrugada desta quinta-feira (9) (Foto: Maurício Cattani/RBS TV)
Foto: Maurício Cattani/RBS TV)
Segundo o Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol), a paralisação foi decidida em assembleia às 4h desta quinta. De acordo com Marciano Regis Arcanjo, representante do sindicato, os funcionários só devem voltar ao trabalho mediante o pagamento dos salários atrasados.
"A empresa tinha até as 14h de segunda-feira (6) para pagar todos os salários. Nós estamos apostos para voltar a trabalhar, é só pagar o que é devido", diz Arcanjo.
O representante alega que, na paralisação relâmpago de segunda, por volta de duas horas semcircular, os empresários pagaram parte dos funcionários, mas ainda devem para a grande maioria.
De acordo com o presidente da empresa Glória, Antônio Marchezetti, 5% do quadro dos funcionários, que equivaleria a 90 pessoas, não recebeu o salário por um erro no processo de transferência do pagamento. A empresa garantiu que até as 11h desta quinta todos os valores seriam depositados.
Seterb não foi notificado
Por nota, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) afirmou que "irá tomar as providências legais cabíveis diante da paralisação de parte do transporte coletivo urbano. O Consórcio Siga será multado pelas viagens não realizadas neste dia".

O Seterb disse que não foi comunicado com antecedência pelo Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) sobre a paralisação. "O Sindetranscol deve avisar com pelo menos 72 horas de antecedência sobre possíveis greves e por isso será notificado para que cumpra o que está na lei".

Informações: g1 SC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC