MECÂNICA: Cresce frota de ônibus com portas elétricas

As empresas de ônibus parecem estar cada vez mais dispostas a usar a solução de portas elétricas para os veículos no lugar do tradicional acionamento pneumático.
Brapax

As fabricantes deste tipo de porta dizem que a solução permite operações mais silenciosas, seguras e com menor necessidade de manutenção corretiva.
Uma delas, a Brapax, afirma que a marca já está presente em 432 ônibus no estado de São Paulo de dez clientes diferentes.
A fabricante destaca as mais recentes vendas. Entre elas, portas para 89 veículos da CS Brasil, empresa do Grupo JSL, para linhas de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, e São José dos Campos, no interior paulista. Recentemente, a Suzantur, de Mauá, na região metropolitana, comprou mais 15 ônibus zero quilômetro de carroceria modelo Novo Torino, da Marcopolo. Todos os veículos possuem portas elétricas. No total, a companhia de ônibus tem 67 unidades com este tipo de acionamento.
A Viação Pirajuçara, que opera linhas intermunicipais do Consórcio Intervias, correspondente a área 1 da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, na Grande São Paulo, adquiriu 12 ônibus Caio Millennium com este tipo de porta.
Fora do estado de São Paulo, a solução de funcionamento elétrico para portas de ônibus tem ganhado espaço também.
A Brapax informa que em junho comercializou o sistema para 25 Caio Apache Vip adquiridos pela Viação Pendotiba, de Niterói, no Rio de Janeiro.
Entre as funções oferecidas pelo modelo elétrico estão sistemas antiesmagamento de passageiros e bloqueador de portas e bloqueio de movimento.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Informações: Ponto de Ônibus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC