Teresina-PI. Strans estuda alterar linhas pra facilitar acesso ao transporte público

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito está avaliando três pedidos de modificação de linhas de ônibus apresentados por moradores de bairros das zonas Sul e Sudeste de Teresina.
Uma das solicitações diz respeito à inclusão da localidade Comprida no itinerário dos ônibus que hoje fazem linha até o Parque Jurema. A mudança é uma reivindicação antiga dos moradores, que foi apresentada à Strans pelo vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB).

Segundo o parlamentar, atualmente os moradores da Comprida precisam andar cerca um quilômetro da parada no Parque Jurema até suas residências. "A Associação de Moradores da Comprida quer que a parada final seja alterada para facilitar a vida das centenas de famílias que moram na região. Isso não representaria gasto algum para o Setut e facilitaria muito a vida dos usuários que moram naquela localidade", afirma Paulo Roberto.
O vereador também pediu que a Strans implante uma linha que vá até o Conjunto Residencial Bem Viver, na zona Sul da cidade. A ideia sugerida por Paulo Roberto da Iluminação é que, inicialmente, o local seja atendido por vans. "Hoje, os moradores do residencial descem na parada do Morada Nova e vão caminhando até suas casas. Por isso, nós pedimos que a Strans implante ao menos linhas de vans para o residencial, e que faça um estudo para verificar a possibilidade de ônibus também irem até o local. Além de cansativos, esses percursos a pé acabam colocando as pessoas em risco, tanto no caso da Comprida quanto no do Residencial Bem Viver", afirma Paulo Roberto.
Outro problema apresentado pelo petebista à Strans refere-se à ausência de ônibus para o Residencial Deus Quer, na zona Sudeste. Os moradores do local reclamam que alguns motoristas do Setut têm evitado fazer o percurso até o residencial, deixando centenas de pessoas sem transporte.
Como solução para o problema, o vereador Paulo Roberto sugeriu que a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da zona Sudeste providencie a pavimentação asfáltica de 240 metros de uma rua que liga o Recanto dos Pássaros ao Residencial Deus Quer. Além disso, o parlamentar pede que o Setut coloque fiscais no local, para verificar se os motoristas estão fazendo o trajeto corretamente. 
"O percurso até o Residencial Deus Quer já é feito em horários bem restritos. E em algumas ocasiões, talvez por comodismo, os motoristas sequer vão até o local, privando os moradores do direito de ir e vir. Nossa proposta é que a SDU Sudeste realize a pavimentação desse trecho para encurtar o itinerário dos ônibus. Assim, os motoristas não teriam mais desculpas para evitar o trajeto", afirma Paulo Roberto.
O superintendente de Transportes e Trânsito, Carlos Daniel Júnior, acompanhou o vereador do PTB numa reunião com os moradores do Recanto dos Pássaros, e se comprometeu a providenciar o quanto antes as alterações necessárias para garantir mais conforto aos usuários do transporte público.
Fonte: Da Redação
Subfonte: Portal O Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC