São Paulo terá quatro tipos de linhas de ônibus

Com previsão de lançamento do edital de licitação para Abril ou Maio, a prefeitura de São Paulo fez a primeira audiência pública referente a concorrência que escolherá as empresas que poderão operar na capital paulista por até 20 anos.
Imagem de Lucas Chiconi | Diurbe São Paulo
Imagem de Lucas Chiconi | Diurbe São Paulo
De acordo com publicação do Blog Ponto de Ônibus, do jornalista Adamo Bazani, estarão previstos quatro tipos de linhas:
– Linhas locais de distribuição: devem atender trajetos a partir dos bairros em ruas menores. Podem ser bidirecionais ou então circulares. Estes trajetos devem ligar bairros sem a necessidade de o usuário passar pelo centro da cidade;
– Linhas estruturais radiais: serão as linhas dos corredores de ônibus. A demanda é maior, com intervalos mais curtos e ônibus do tipo articulados, superarticulados e biarticulados;
– Linhas estruturais perimetrais: vão passar por avenidas maiores e devem permitir a integração com terminais e corredores de ônibus estruturais radiais. Devem ligar também centros de cada região.
– Linhas de articulação: devem ser instaladas em ruas mais largas e devem ligar regiões diferentes e atender quem tem dificuldade de se deslocar a pé de um sistema para outro. A demanda espera é menor, com ônibus de médio ou pequeno porte.
Assim, como a rede da madrugada, outras serão implantadas  para finais de semana e feriados,  para horário de pico, além de uma rede que deverá operar no entre-pico. Cada rede poderá ter linhas e trajetos diferentes uma das outras.
A audiência foi marcada também por protestos de motoristas e cobradores de ônibus que temem por demissões em massa, caso a função de cobrador seja extinta em parte do novo sistema, como nos novos corredores.
Informações: Viatrolebus

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