Rio de Janeiro-RJ. Prefeitura apresenta planejamento operacional do Carnaval de Rua 2015

A Prefeitura do Rio divulgou, na manhã desta sexta-feira (23/01), o esquema operacional para o Carnaval de Rua 2015. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a CET-Rio montaram um esquema especial de trânsito para os desfiles de blocos, especialmente os que foram remanejados no Centro por causa das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Avenida Rio Branco. Os blocos de maior impacto farão seus desfiles nas avenidas Antônio Carlos (Cordão da Bola Preta) e Presidente Vargas (Bloco da Preta e Monobloco). Já os Blocos de Enredo foram transferidos para a Avenida Graça Aranha.





A organização do trânsito contará com 1.500 controladores de tráfego, 300 cones de 75 centímetros, 150 faixas de sinalização, 500 banners e oito painéis de LED que serão operados por equipes da CET-Rio. O evento terá suporte de sete postos médicos da Secretaria Municipal de Saúde, montados em pontos estratégicos no Centro (três), Ipanema (dois) e Copacabana (outros dois), além de 100 diárias de ambulâncias do tipo UTI Móvel para atender os foliões.




Para proteção dos canteiros de vegetação da orla de Ipanema, das ruas do Leblon e Gávea e parte do Aterro do Flamengo, as praças e dos 16 monumentos que estejam no trajeto dos blocos serão usados 15 mil metros lineares de cercamento. 





- A gente vem trabalhando desde 2009 para aprimorar a estrutura e a organização do carnaval de rua. Trata-se da maior operação do mundo, com muitos eventos acontecendo ao mesmo tempo e reunindo, cada vez mais, um número maior de pessoas. É, sem dúvida, uma logística complexa, com aprendizado constante e participação ativa do poder público. Temos a Comlurb fazendo a limpeza das ruas após a passagem dos blocos, a CET-Rio para esquematizar os fechamentos e desvios necessários. Ou seja, hoje ninguém é pego de surpresa. Tudo é muito bem informado para que tenhamos o melhor carnaval para o folião, para o bloco e, principalmente, para o morador - disse o secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.







A cidade terá 456 blocos nas ruas e mais de 600 desfiles durante o período de folia. O carnaval no Rio deve atrair 977 mil turistas e gerar uma renda de US$ 782 milhões, especialmente alavancado pela festa nas ruas. Os 450 anos do Rio serão homenageados com a marca Rio450, que estará presente na decoração das avenidas Princesa Isabel, em Copacabana, e Presidente Antônio Carlos, no Centro, e nos totens, banners e placas informativas.






Serão 24.525 posições de banheiros, número 13% maior em relação a 2014, entre 9.090 cabines de banheiro, 60 contêiners e 100 mictórios masculinos. O número de promotores de venda também aumentou: este ano serão sete mil ambulantes nas ruas (em 2014, foram cinco mil), espalhados ao longo do percurso dos blocos para a venda de bebidas. Todos estarão identificados com coletes numerados e credenciais com nome e foto.





listagem dos 456 blocos que irão desfilar este ano foi divulgada pela Riotur no último dia 14. Serão 141 na Zona Sul, 94 no Centro, 78 na Zona Norte, 58 na Tijuca, 36 na Barra/Jacarepaguá, 27 na Ilha do Governador e 22 na Zona Oeste. Na Zona Sul, em que não são autorizados novos blocos desde 2012, o número vem diminuindo - eram 148 em 2013. Mais detalhes sobre os blocos podem ser obtidas no hot site Rio Guia Oficial.



TRANSPORTES



Cordão do Bola Preta

O Cordão do Bola Preta este ano irá realizar seu desfile na Avenida Presidente Antônio Carlos. A concentração será na Rua Primeiro de Março (altura da Rua do Rosário). O desfile seguirá na direção da Avenida Beira Mar até a esquina da Rua Araújo Porto Alegre. As vias serão interditadas às 6h e a concentração está marcada para as 7h. O desfile terá início às 9h30 e o término está previsto para as 14h30. 

Desvio de tráfego sentido Centro e Zona Sul: Av. Presidente Vargas, Av. Passos, Praça Tiradentes, Av. República do Paraguai, Lapa e Rua Teixeira de Freitas.

Desvio de tráfego sentido Zona Norte, Av. Brasil e Ponte Rio-Niterói: Recomenda-se o uso do túnel Santa Bárbara.

Os ônibus seguirão os desvios estabelecidos pela CET-Rio.

Efetivos da Guarda Municipal e CET-Rio irão atuar no local para realizar todas as interdições necessárias e realizar operação de trânsito com o intuito de diminuir o impacto no trânsito da região.

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento do evento e técnicos da CET-Rio, através das câmeras, farão os ajustes semafóricos, se necessário.

Interdições:

Av. Primeiro de Março, Av. Presidente Antônio Carlos, Av. Rio Branco, Rua Santa Luzia, Rua Araújo Porto Alegre e Av. Almirante Barroso.

Bloco da Preta e Monobloco

Desfiles na Av. Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Candelária. 

Bloco da Preta, dia 8/02. Horário: Concentração às 8h, desfile às 10h e término às 14h. Interdição: Das 7h às 14h;

Monobloco, dia 22/02. Horário: Concentração às 7h, desfile às 9h e término às 15h.
Interdição: das 6h às 15h.

Efetivos da GM e CET-Rio irão atuar no local para realizar todas as interdições necessárias e realizar operação de trânsito com o intuito de diminuir o impacto no trânsito da região.

Interdições:

Av. Presidente Vargas, todas as pistas, no trecho entre a Praça da República e a Rua Primeiro de Março, Rua Uruguaiana, Av. Passos, Av. Rio Branco entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Rua da Assembléia.

Desvio de tráfego sentido Centro e Zona Sul: Praça da República, Rua da Constituição, Praça Tiradentes, Av. República do Paraguai, Lapa, Rua Teixeira de Freitas.

Desvio de tráfego sentido Zona Norte, Av. Brasil e Ponte Rio-Niterói: Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Av. Rodrigues Alves, Via Binário do Porto.

Os ônibus seguirão os desvios estabelecidos pela CET-Rio.


Blocos de Enredo: 

Os Blocos de Enredo que saíam da Avenida Rio Branco agora desfilam na Avenida Graça Aranha

Interdições:

Das 0h do dia 14/02 (sábado) às 5h do dia 18/02

- Avenida Graça Aranha, no trecho entre a Av. Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia;
- Av. Almirante Barroso;
- Rua Santa Luzia;
- Rua Araújo Porto Alegre;
- Rua México


Desfile da Banda de Ipanema

A tradicional Banda de Ipanema realiza três desfiles pelas ruas de Ipanema, sendo o primeiro no dia 31/01 (sábado) e os demais no sábado e na terça-feira de Carnaval.

Percurso: Av. Vieira Souto (ambas as pistas), Rua Joana Angélica, Rua Visconde de Pirajá, Praça General Osório (encerramento)

Horário: Concentração às 16h, e desfile das 17h30 às 21h30;

Para garantir a segurança dos foliões e manter a fluidez do tráfego a Prefeitura do Rio, por meio da CET-RIO e Guarda Municipal montou um esquema especial de tráfego com diversas alterações viárias.

Para a concentração, será interditada a Rua Gomes Carneiro, no trecho entre a Rua Tereza Aragão e a Avenida Vieira Souto, a partir das 16h.

Às 17h serão interditadas as duas pistas da Avenida Vieira Souto, com o desvio do tráfego da seguinte forma:

- Os motoristas que estiverem circulando pela pista da praia, em direção a Copacabana deverão seguir pela Avenida Henrique Dumont, podendo acessar a Rua Visconde de Pirajá ou seguir até a Lagoa (Av. Epitácio Pessoa);

- Os motoristas que estiverem circulando pela pista junto às edificações em direção ao Leblon, deverão seguir pela Rua Prudente de Morais, sendo que os veículos provenientes da Rua Joaquim Nabuco deverão ser desviados para a Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica, que terá o trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Tereza Aragão invertido, para que os motoristas possam acessar a Rua Prudente de Morais. Quando o desfile ultrapassar a interseção da Av. Vieira Souto com a Rua Teixeira de Melo, o desvio do tráfego para a Rua Prudente de Morais deverá ser realizado pela Rua Teixeira de Melo.

Na passagem da banda pela Rua Joana Angélica, há a necessidade de interrupção do tráfego da Rua Prudente de Morais, com desvio pela Rua Vinícius de Morais.

Durante o desfile pela Rua Visconde de Pirajá o fluxo proveniente do Leblon deverá seguir pela Av. Epitácio Pessoa (junto ao Jardim De Alah) até a Av. Vieira Souto e o da Av. Henrique Dumont pela Lagoa. Deverá ainda ser efetuado um bloqueio viário no cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Maria Quitéria, desviando o tráfego por esta última.

Quando o cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Joana Angélica estiver liberado, o tráfego da Rua Visconde de Pirajá deverá ser desviado pela Rua Joana Angélica.

Proibição do estacionamento

Para que o desfile seja realizado com segurança e com o objetivo de viabilizar os desvios do tráfego, o estacionamento será proibido a partir de 23h dos dias anteriores aos dias de desfile nas seguintes vias:

- Rua Gomes Carneiro, entre a Rua Tereza Aragão e a Avenida Vieira Souto;
- Rua Joana Angélica, toda extensão (exceto na baia junto à Praça Nossa Senhora da Paz);
- Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, entre a Rua Tereza Aragão e Av. Vieira Souto;
- Rua Teixeira de Melo, no trecho entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais.

Para o Carnaval de Rua 2015, nos diversos bairros, a operação contará com 129 painéis de mensagens variáveis que orientarão os motoristas com antecedência, 1050 agentes e operadores de tráfego por dia, entre guardas municipais e fiscais da CET-Rio, 30 reboques da CET-Rio para desobstruir as vias em caso de acidentes ou enguiços, 88 motocicletas e 60 veículos operacionais.

Além disso, serão colocadas faixas e galhardetes para orientação, a sinalização de proibição de estacionamento será reforçada , planos semafóricos especiais serão implantados e o o Centro de Operações Rio fará monitoramento durante 24 horas.

Recomendações:

- Utilizar os transportes públicos como ônibus, metrô, trens e barcas;
- Respeitar os locais e horários de proibição de estacionamento;
- Sempre que possível, evitar circular de carros pelas regiões onde ocorrerão os desfiles;
- Para ligação entre as zonas Norte e Sul, dê preferência ao Túnel Rebouças;
- Pedestres devem atravessar nas faixas, em locais semaforizados ou com auxílio dos agentes de trânsito;
- Se possível, os foliões devem se programar e chegar com  antecedência aos desfiles para evitar sobrecarga nos meios de transporte.   

SUPERVIA 

Durante os dias de Carnaval, a Supervia disponibilizará trens extras com ar-condicionado para atender a ida e a volta dos foliões que pretendem curtir os blocos no Centro do Rio. Serão mais de 100 mil lugares adicionais ofertados pela empresa durante o Carnaval.

Na madrugada de sexta-feira (13/02) para sábado (14/02), após o início da folia, serão 16 mil lugares adicionais no retorno para casa em oito trens extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna, que partirão da Central do Brasil em direção às estações terminais entre 0h e 5h.

Na manhã de sábado, os passageiros dos ramais Santa Cruz e Japeri que forem aproveitar o desfile do tradicional bloco Cordão da Bola Preta, no Centro do Rio, contarão com viagens extras para a Central do Brasil. Quem embarcar na estação Santa Cruz contará com partidas às 7h53, 8h23 e 8h43. Já os passageiros da estação Japeri terão viagens às 7h38 e às 7h59.

Já de sábado (14/02) até terça-feira (16/02), serão 39 viagens adicionais após a operação comercial e durante a madrugada, com partidas da estação Central do Brasil a cada duas horas para os ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. Somente a estação Central do Brasil estará aberta para embarque e as demais estações do sistema ferroviário funcionarão apenas para desembarque de passageiros. 

Na quarta-feira de cinzas (17/02), até às 10h, o ramal Deodoro irá operar com intervalos de 15 minutos, os ramais Santa Cruz e Japeri terão intervalos de 25 minutos, e trens dos ramais Belford Roxo e Saracuruna partirão a cada 30 minutos. Após as 10h, a operação seguirá conforme dias úteis: ramal Deodoro – intervalo de oito minutos; ramais Santa Cruz e Japeri – intervalos entre oito e 15 minutos; ramal Belford Roxo – intervalo de 15 minutos; e ramal Saracuruna – intervalo entre dez e 30 minutos.

O Teleférico do Alemão funcionará das 8h às 20h, do dia 14 ao dia 18 de fevereiro. Os passageiros podem consultar a programação completa dos trens no site da Supervia e através do Supervia Fone (0800 726 949, que atende 24 horas).  


ORDEM PÚBLICA

O esquema especial de monitoramento e fiscalização montado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) nos blocos de rua durante o Carnaval 2015 começa neste sábado (24/02) e segue até o dia 22/2. Serão empregadas nos desfiles dos blocos, entre guardas municipais e agentes da SEOP, 7.537 pessoas distribuídas ao longo dos 30 dias de pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval. Xixi na rua, ambulantes não autorizados, acampamentos em vias públicas e estacionamento irregular serão os principais alvos da fiscalização para combater a desordem nos dias de folia.

A Seop vem atuando de forma efetiva no ordenamento dos desfiles dos blocos carnavalescos desde 2010. Neste ano, a secretaria continuará coibindo os mijões que insistirem em urinar na rua. Além de serem multados pelos agentes do programa Lixo Zero, em parceria com a Comlurb, eles serão levados para a delegacia. No carnaval do ano passado, 720 mijões foram flagrados.

- Além das ações voltadas para a passagem dos blocos, realizamos trabalhos preventivos para coibir a montagem de estruturas que possam prejudicar o deslocamento dos blocos. Também estamos coibindo o acampamento em vias públicas, praças e praias da cidade - falou o secretário de Ordem Pública do Rio, Leandro Matieli.

- Comércio autorizado:

São 7.000 vendedores credenciados pela AMBEV que só poderão atuar nas ruas com colete, credencial e isopor padronizado. Eles só poderão trabalhar durante horário compreendido entre o início da concentração e o término dos desfiles. O descumprimento resultará na apreensão de mercadorias e até recolhimento da credencial de permissão de trabalho e equipamentos utilizados.

A Seop atuará para retirar estruturas das áreas de concentração fazendo com que o desfile ocorra com mais fluidez, garantindo o cumprimento do horário de início e término dos blocos; impedir acampamentos em vias públicas, praças, praias e portas de SUPERMERCADOS; coibir a presença de ambulantes não autorizados.

- Reboques

A Seop vai operar diariamente com 25 reboques em vários pontos da cidade para coibir o estacionamento irregular durante o Carnaval 2014. A retirada de veículos apreendidos pela Seop será feita normalmente durante os dias de Carnaval nos horários de 8h às 17h, em um dos três depósitos da prefeitura (Centro, Recreio e Realengo). Para saber para onde o seu veículo foi levado, o condutor deve acessar o site da prefeitura, no endereço www.rio.rj.gov.br/web/seop.
 


SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema especial para o atendimento aos foliões, com sete postos  distribuídos nas regiões que concentram o maior número de blocos autorizados a desfilar por bairros da cidade. Os postos funcionarão de acordo com os desfiles programados para cada região. Além disso, a rede municipal de saúde funcionará normalmente durante o carnaval.

- O atendimento na rede de saúde do Rio, com todas as suas unidades, não será prejudicado pelo efetivo deslocado para o carnaval e acontecerá normalmente. Ninguém precisa se preocupar - garantiu o coordenador de Saúde da SMS, José Alfredo Padilha.

Quatro pontos de atendimento serão montados no Centro, sendo dois postos em apoio ao desfile da Av. Antônio Carlos e outros dois na Av. Presidente Vargas: na Praça da Academia Brasileira de Letras, no Buraco do Lume, na Praça Candelária (fundos da Igreja) e na praça ao lado do prédio do Banco Central, na Av. Presidente Vargas. 

Na Zona Sul, serão montados três postos de atendimento médico. Copacabana receberá um posto que será montado na Praça do Lido. Mais dois postos funcionarão na Praça Nossa Senhora da Paz e na Praça General Osório, atendendo aos foliões dos blocos que desfilam em Ipanema e Leblon.

Todas as unidades contarão com leitos de observação, poltronas de hidratação e setores de suporte avançado. Todas as unidades estão preparadas para atender as emergências, com equipamentos de suporte à vida para monitoração e estabilização dos pacientes.

Os hospitais, Coordenações de Emergência Regionais e UPAs municipais estão prontos para dar apoio aos atendimentos mais graves e receber as transferências, realizadas pela Central Municipal de Regulação. Para cada dia de desfile haverá um coordenador médico, um coordenador de enfermagem e um coordenador administrativo por posto.

O esquema especial contará ainda com um total de ambulâncias avançadas para atender a todos os desfiles/plantão: doze (quatro por cada dia de desfiles) no Centro, dezoito (duas por cada dia de desfiles) em Copacabana, e vinte (duas por cada dia de desfiles) para Ipanema/Leblon.


LIMPEZA URBANA

A Comlurb vai atender todas as ruas da Cidade onde desfilam os blocos do carnaval. Para evitar o acúmulo de lixo, a Companhia preparou uma megaoperação para a limpeza das ruas durante a passagem dos blocos e nos bailes populares, onde até 1.060 garis atuarão por dia. Serão disponibilizados até 4.866 contêineres, representando uma ampliação de mais 100 % em relação a 2014. O Programa Lixo Zero atuará com 235 equipes nos acessos, antes do início da folia e na dispersão. A novidade este ano será a utilização de  90 sopradores, para acelerar a limpeza após a passagem dos blocos.


- Será uma operação de limpeza que irá impactar a cidade inteira. Nossos equipamentos estarão bem localizados e sinalizados em todo o percurso dos blocos. Que o folião faça a sua parte e se preocupe em depositar o lixo nos locais corretos, colaborando com a limpeza das ruas. Queremos que, tão logo termine o desfile dos blocos, as ruas sejam devolvidas ao uso normal pelos cidadãos da cidade - disse o presidente da Comlurb, Vinícius Roriz.   


Para maior eficiência dos serviços, a Comlurb planejou uma logística de limpeza para atender a folia nas ruas desde o pré carnaval até o encerramento, incorporando o sistema de manutenção permanente, durante a evolução do bloco até sua dispersão. Com a saída dos foliões é realizada a remoção dos resíduos com sopradores e modo "arrastão", com os garis fazendo o repasse, além de lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante. Os acessos, transversais, concentração e trajeto do desfile do circuito dos blocos também receberão atenção da Companhia.


O sistema de limpeza contará, ainda, com caminhões compactadores, pulverizadores, caminhões-pipas, kombis lava-jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes.


Os contêineres estarão dispostos não só na concentração, mas também no trajeto e dispersão, para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado.


- Lixo Zero

Os foliões que vão brincar o Carnaval de rua devem ter mais cuidado com o lixo gerado. O Programa Lixo Zero, que começou a multar quem joga lixo em vias públicas desde 2013, não vai parar durante o Carnaval. Os fiscais vão atuar, antes dos desfiles dos blocos, na dispersão e nas vias de acesso.

Agentes do Lixo Zero, contabilizando 235 equipes, atuarão nas ruas do entorno onde estiver acontecendo festa. Caso o folião seja pego em flagrante urinando no chão pelas equipes de fiscalização, em parceria com os agentes da SEOP, será passível de multa no valor de R$ 170,00, conforme a Lei de Limpeza Urbana.

- Blocos
A Banda de Ipanema que sai quatro vezes durante o carnaval contará com 65 garis e 250 contêineres.

O Simpatia é quase Amor, em Ipanema, dá a volta no bairro e reúne cerca de 120 mil pessoas. A Comlurb realizará a limpeza com  80 garis e 350 contêineres, colocados pelo trajeto dos foliões.

O Bloco da Preta arrasta 300 mil pessoas e a Comlurb disponibiliza 150 garis e 200 contêineres, para manter limpo o Centro da Cidade.

No Parque Madureira os "Timoneiros da Viola" desfilam com 20 mil pessoas, e a Comlurb vai mobilizar 71 garis e colocar 60 contêineres.

Na Barra da Tijuca a grande festa é da Banda da Barra, e a limpeza é garantida por 30 garisSão colocados ao longo da Av. Lucio Costa 150 contêineres para receber o lixo dos foliões.

No dia 14/02, o maior e mais tradicional bloco da cidade, o "Cordão da Bola Preta" sai com 1 milhão e 500mil pessoas na Presidente Antônio Carlos. Em três turnos, 220 garis estarão a postos e 400 contêineres a disposição do público.

O Parque do Flamengo recebe no dia 15/02 o "Bangalafumenga", com 100 mil pessoas, 90 garis e 100contêineres.

Ainda no Centro, dia 22/02, desfila o "Monobloco" na Av. Pres. Vargas com 500 mil pessoas. A Comlurb atua na limpeza com 300 garis e 300 contêineres.


ILUMINAÇÃO

Neste ano, a novidade  será o reforço, pela Rioluz, da iluminação da Avenida Graça Aranha onde acontecerão os desfiles de Blocos de Enredo, deslocados da Avenida Rio Branco. Por lá houve o aumento da luminosidade com 80 projetores, além de serviços de manutenção com troca de 40 lâmpadas e substituição de três postes danificados.


A instalação de projetores de iluminação se estenderá por toda cidade, em logradouros que receberão bailes populares oficiais da Riotur e desfiles de blocos e escolas de samba.  Até a semana do carnaval, estão previstos a instalação de um total de 1.050 projetores nos bairros de Madureira, Santa Teresa, Vista Alegre, Irajá, Ramos, Vila Isabel, Penha, Méier, Padre Miguel, Coelho Neto, Guaratiba, Santa Cruz, Campo Grande, Sepetiba, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Tijuca, Grajaú, Anchieta, Ricardo de Albuquerque entre outros e na Ilha de Paquetá.


Durante o período de carnaval, a Rioluz manterá equipes de emergência para atender aos pedidos de reparos. Os serviços deverão ser solicitados pela Central de Atendimento da Prefeitura (1746), que também atende pela internet.

Informações: Prefeitura do Rio



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC