Erro humano provocou a colisão de dois trens em Cubatão

Dois maquinistas ficaram feridos, mas sem gravidade
Tribuna de Santos
Acidente ferroviário
Sequência de erros cometidos pelos maquinistas teria provocado a colisão de dois trens de carga, próximo à Vila São José, em Cubatão. A conclusão consta no laudo de inquérito preliminar, conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e obtido com exclusividade por A Tribuna. Passados noventa dias do acidente, o órgão federal ainda não é taxativo quanto ao que provocou a batida.
O incidente ocorreu em outubro passado, sendo responsável pelo vazamento de cargas e de 8 mil litros de óleo combustível nas galerias de águas pluviais.
As duas composições da América Latina Logística (ALL) estavam carregadas de açúcar e milho e se dirigiam ao Porto de Santos. A Cetesb multou a empresa em pouco mais de R$ 100 mil, devido à vazão do óleo e commodities.
Sem anomalia no sistema
De acordo com o órgão federal, uma locomotiva em movimento se chocou com o último vagão de outro trem, que estava parado aguardando cruzamento.
A autarquia federal descartou qualquer anomalia nos sistemas de sinalização ou de infraestrutura de via. O ramal ferroviário está sobre a responsabilidade da concessionária MRS.
A investigação da ANTT, com base nos relatórios das concessionárias dos ramais ferroviários, é conclusiva apenas no fato de que a colisão foi causada por falha humana.
Ainda falta consenso quanto ao causador do incidente, cuja apuração ainda não foi finalizada. Conforme a agência, serão promovidas acareações entre os operadores das duas concessionárias para a definição das causas.
Em nota, a MRS sustenta estar envolvida no plano de ação que foi traçado sob a supervisão da ANTT. Já a ALL informa que “todas as ações necessárias estão sendo realizadas para intensificar a segurança na operação”. A concessionária revitalizou o local (com conserto do muro, asfalto e tampas de captação de água), e finaliza a arborização no local.
Informações: Tribuna de Santos
Subfonte: Sinfer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC