Juiz de Fora-MG. Gil incorpora linhas da Norte

Quando a cidade se prepara para realizar uma licitação para o transporte público urbano, algumas empresas que prestam o serviço em Juiz de Fora passam por uma reorganização.
A empresa de transporte público Goretti Irmãos Ltda. (GIL), que atende a bairros da região Leste e Sudeste de Juiz de Fora, irá incorporar parte da companhia Auto Viação Norte, responsável por 14 linhas localizadas nas regiões Centro e Noroeste da cidade. A expectativa é que, na próxima semana, os ônibus adquiridos pela empresa comecem a circular com a nova identificação. O número de linhas a ser incorporado, assim como quais bairros são atendidos pelas mesmas, não foi informado. Esta é a segunda expansão da GIL em menos de um ano. Em meados de 2014, a empresa adquiriu a Viação São Cristóvão.
A incorporação das duas empresas foi analisada e autorizada pela Prefeitura, que declarou, por meio de sua assessoria, que a aprovação foi dada uma vez que “não foi detectado nenhum impedimento para o processo.”
Ontem, representantes da GIL e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano Intermunicipal, Interestadual, Fretamento e Turismo (Sinttro) se reuniram para conversarem sobre os empregos de motoristas e cobradores que atuam na Auto Viação Norte. De acordo com o presidente do Sinttro, Adilson Rezende, não há previsão de demissões. “Não fomos informados sobre quantas linhas serão adquiridas pela GIL, mas a proposta é que os empregos dos motoristas e cobradores sejam mantidos. De qualquer forma, acompanharemos esse processo de perto.”
Atualmente, a Auto Viação Norte possui um total aproximado de 240 trabalhadores, entre motoristas e cobradores. A empresa é responsável por atender aos bairros Jardim Cachoeira, Monte Castelo, Carlos Chagas, Bairro Industrial, Milho Branco, Jardim Natal, Amazônia, Esplanada, Granbery, Francisco Bernardino, Encosta do Sol, Democrata, Fontesville e Cerâmica. Já a GIL possui mais de 200 colaboradores e atende a 30 bairros de Juiz de Fora. Destes, 14 passaram a integrar a rota da empresa após a incorporação da Viação São Cristóvão, que atuava na região Sudeste da cidade.
A Tribuna entrou em contato com as empresas GIL e Auto Viação Norte, mas não conseguiu localizar os responsáveis para comentarem o assunto.
Licitação
Na última sexta-feira, a Prefeitura divulgou a data para a realização de audiência pública para discutir a licitaação do transporte público na cidade. Agendado para o dia 19 deste mês, o encontro é considerado a primeira etapa para a elaboração do edital da concorrência. Na ocasião, o prefeito Bruno Siqueira declarou à Tribuna que a audiência será o momento para “escutar solicitações, reivindicações e ideias da população e externar algumas etapas do processo licitatório”.
Ele também reforçou a intenção de reduzir o número de empresas existentes no sistema e disse que a expectativa é que a licitação seja concluída ainda este ano.
Fonte: Tribuna de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC