Estado do Rio de Janeiro. Detro vai mapear ônibus de todo o estado

O Centro de Monitoramento do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) ganhou um novo equipamento para aprimorar o serviço de fiscalização do transporte intermunicipal no Rio de Janeiro. A tecnologia, chamada de Vídeo Wall (conjunto de monitores que formam uma grande tela), tem permitido que os agentes da autarquia mapeiem, de forma integrada, todas as linhas de ônibus e vans intermunicipais que circulam no estado fluminense.
Além do novo equipamento, o centro conta com um sistema inteligente de dados, que permite acessar o histórico de monitoramento. Desde 2012, o órgão já investiu aproximadamente R$ 3 milhões em equipamentos e sistemas de informação com o objetivo de garantir a qualidade na prestação de seus serviços.
“O uso inteligente dessas tecnologias tem favorecido a nossa missão de busca por excelência em todas as atividades, além de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, um compromisso de todas as esferas governamentais na atualidade”, disse o presidente do Detro, Carlos Luiz Martins.
O aperfeiçoamento do Centro de Monitoramento só foi possível a partir da mudança da sede do Departamento de Transportes Rodoviários para um novo prédio, localizado na Rua Uruguaiana, no Centro, no mês passado. Além do mapeamento da circulação de ônibus e vans intermunicipais, o local fiscaliza o transporte fretado e as viaturas do departamento por meio de câmeras, em tempo real.
“A mudança para o novo prédio nos permitiu ter um espaço mais apropriado para melhorarmos nosso serviço. Adquirimos novos equipamentos e estamos agora trabalhando em nossa plenitude. O sistema inteligente fiscaliza, a cada dez segundos, o transporte monitorado. Depois de um dia de trabalho, o banco de dados apresenta uma espécie de relatório de exceções. Nos baseamos nele para atuar nos casos em que as recomendações não estejam sendo cumpridas”, explicou o assessor de Tecnologia do Detro, Roberto Richter.
 O Estado do Rio de Janeiro conta com 95 empresas de ônibus intermunicipais que atuam em 1.204 linhas. No total, 55 milhões de passageiros/mês são transportados. Outras 553 vans fazem parte do sistema de transporte intermunicipal complementar, cuja população atendida é de 1,5 milhão/mês.

Informações: Tribuna de Petrópolis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC