Paraná, Brasil. Empresas de ônibus do Paraná conquistam novas certificações de qualidade e respeito ao meio ambiente

ônibus manutenção
Ônibus da Leblon Transporte de Passageiro e na Viação Nobel, do Paraná, na área de manutenção. Auditoria independente verificou todas as áreas das empresas para avaliar a qualidade dos serviços, a organização da empresa e as ações de respeito ao meio ambiente. Não houve inconformidades, de acordo com auditoria. Foto: Adamo Bazani.

Grupo Leblon conquista novas certificações de qualidade e respeito ao meio ambiente
Empresas Leblon e Nobel, de acordo com auditoria, seguem padrões internacionais atualizados de prestação de serviços e de ações que trazem benefícios à natureza
ADAMO BAZANI – CBN
Qualidade na prestação de serviços e ações de respeito ao meio ambiente.
O Grupo Leblon Transporte de Passageiros teve estas práticas reconhecidas novamente após recente trabalho de auditoria independente que concedeu novas certificações com bases nos mais recentes padrões internacionais que devem ser adotados pelas empresas.
As companhias Leblon Transporte e Viação Nobel, que operam em Fazenda Rio Grande e em Curitiba, no Paraná, conquistaram neste mês as recertificações das normas ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (meio ambiente).
O processo de auditoria para verificar se o Grupo Leblon segue de fato estes parâmetros foi conduzido por uma certificadora que analisou diversos aspectos como prestação de serviços aos passageiros, organização das empresas de ônibus, conduta dos profissionais, como são descartados resíduos provenientes da operação e manutenção dos veículos, o sistema de reuso da água, ações de combate ao desperdício, entre outros.
A Leblon foi a primeira empresa de transporte de passageiros do Paraná, em 1996, a conquistar a certificação ISO 9001.
Juntamente com a Viação Nobel, a companhia mantém um departamento de qualidade.
O coordenador da área do Grupo Leblon, Marco Rockenbach, conta que estas recertificações trazem novidades em relação às anteriores. Segundo o profissional, ganha o passageiro que conta com mais uma garantia de que os serviços são feitos de acordo com o que se exige de melhor de uma empresa no mercado. A sociedade como um todo também se beneficia, já que as práticas exigidas em relação ao meio ambiente resultam em ações que aproveitam melhor os recursos naturais, com operações, limpeza e manutenção dos ônibus feitas de formas que reduzem os impactos ambientais.
Confira a íntegra da entrevista com o coordenador de qualidade do Grupo Leblon
1) O Grupo Leblon conquistou recertificações ou a manutenção das certificações já existentes?
Foi recertificações das normas ISO 9001:2008 e 14001:2004. Também foi uma auditoria de transferência para outra certificadora. A Certificadora é a SGS. Com essas novas certificações, o Grupo Leblon também passa a ter acreditação internacional.
2) Como foi o processo para estas novas certificações?
Como o Grupo Leblon possui um sistema maduro, não houve dificuldade para a auditoria. O grupo encarou como um processo normal, um dia como qualquer outro. Recebemos muitos elogios. O tempo de auditoria foi muito mais do que suficiente. Todos colaboraram bastante para auditoria. Houve transparência por parte de todos.
3) Houve alguma não conformidade?
Não houve nenhuma não conformidade. Mesmo sendo um processo amostral, 100% da amostragem verificada em todos os setores estavam conformes.
4) Desde quando a Leblon e a Nobel possuem certificações?
A Certificação ISO 9001 vem desde 1996…e a Cerificação 14001 desde 2008. A Leblon foi a primeira paranaense do segmento a conquistar o certificado. E agora é a mais antiga certificada do Brasil, uma vez que a primeira certificada do País não existe mais.
5) O que é, para que todos entendam, a ISO 9001 e a ISO 14001
A ISO 9001 está ligada a qualidade dos processos, preocupação com o cliente e melhoria continua dos processos. Significa atender as regras definidas pela norma em questão, cumprir os contratos, satisfazer o cliente e melhorar o desempenho dos resultados a cada ciclo de manutenção e renovação das certificações. A 14001 representa o cuidado com o meio ambiente, atendendo 100% da legislação ambiental vigente em todas as esferas, destinar corretamente seus resíduos, educar seus colaboradores sobre os cuidados com o meio ambiente. Uma empresa certificada ISO 14001 é uma empresa ecologicamente correta.
6) Quais os ganhos dos passageiros e da comunidade com o fato de a Leblon e Nobel conquistarem estas certificações?
São vários os benefícios para os passageiros e toda a comunidade por onde circulam os ônibus. Garantia de bons serviços e respeito ao meio ambiente são fundamentais, ainda mais hoje quando os recursos naturais ficam cada vez mais escassos. Há ganhos bem objetivos:
Benefícios da ISO 9001: Cumprimento da Legislação e Contratos; Aumento da Satisfação dos Clientes (Seja pela redução de manutenção,limpeza, cumprimento de horários, testes de bafometro, etc); Melhor desempenho dos Processos e Economia.
Benefícios ISO 14001: Cumprimento da Legislação Ambiental; Conscientização dos Colaboradores e Consequentemente divulgação para familiares e amigos; Descarte Correto dos Resíduos, evitando contaminação do meio ambiente, enchentes, etc.; Combate a Desperdícios.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

fonte: Ponto de Ônibus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC