Acervo Histórico dos ônibus de João Pessoa-PB

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team




Quem tem mais de 20 anos vai se lembrar muito bem dessas verdadeiras lendas das ruas de João Pessoa: os cinco Volvos da Transnacional pessoense, que marcaram até hoje a história da linha 517-Castelo Branco, onde todos eles rodaram e compuseram frota.

A época era outra, em todos os sentidos
 
Assim como na maioria das empresas do país, a Transnacional atualmente adota somente uma marca de chassis e carrocerias, mantendo fidelidade a Marcopolo e a Mercedes-Benz. Mas no início dos anos 1990 não era assim. A Transnacional daqueles tempos era uma empresa repleta de Marcopolo em sua maioria, é verdade, mas lá rodavam Busscar, Ciferal e a CAIO estava gradualmente saindo da frota da empresa. Apesar de ter iniciado suas atividades na capital paraibana com toda a frota composta por Mercedes-Benz (e o grupo não possuía concessionária na época), a empresa resolve experimentar novos ares, começando a testar chassis de outras marcas.

Em uma dessas ocasiões, mais precisamente no ano de 1992, ela adquire 4 veículos com carroceria Marcopolo Torino 1989 (ou LN, como queiram) e chassi Volvo B58, de motorização central e automáticos. Com as numerações 07121, 07122, 07123 e 07124, os ônibus eram os primeiros da empresa a terem três portas, numa época em que a porta do meio não tinha tanta utilidade como hoje.

Não era só isso que chamava a atenção neles. Por dentro, algumas poltronas eram invertidas e... Ninguém via o motor. Como o motor do chassi Volvo B58 era central, ficava abaixo do piso entre-eixos. Não havia volume atrás ou na frente. O que movia aqueles carros estava abaixo de seus pés.
 
Os quatro ônibus foram escalados para rodar na linha 517-Castelo Branco/Epitácio, que desde então passou a ser referência para teste de novos implementos da empresa. A linha possui demanda média e só vai até a UFPB. Só para se ter uma ideia do que o 517 foi pioneiro, foi porta de entrada desse chassi, do OF-1721, dos letreiros eletrônicos laterais, e da entrada pela dianteira, só para citar alguns exemplos.


Voltando aos Volvos, mais tarde viria a se juntar a frota da TN o carro 07138, que apesar de ter as mesmas configurações dos demais, possuía somente duas portas como a maioria dos ônibus da época. A unidade havia sido adquirida usada, e talvez isso se explique por aumento de frota na linha 517, que na época tinha 4 carros e passou a 5 (voltou a ser 4 este ano).

Os ônibus rodaram até 1998, quando foram todos substituídos por Torinos GV OF-1721 E2 da Mercedes-Benz, os quais eram os primeiros da empresa com esse chassi, conservando suas numerações no 517.
 
Presente das numerações
 
Os carros 07121 e 07122 atualmente são Torinos 2007 encarroçados sob chassi OF-1722M, fabricados em 2009, rodando respectivamente nas linhas 208 e 201. Ambos devem ser desligados da frota na virada do ano, dando lugar a Torinos 2014 sob o chassi OF-1721 Bluetec5 recém-entregues.

O carro 07123 é um Torino 2007 sob chassi OF-1722M, fabricado em 2010, rodando na linha 302-Cidade Verde.
 
O carro 07124 é um Torino 2014 sob chassi OF-1721 Bluetec5, fabricado em outubro e entregue em novembro deste ano, rodando na linha 202-Geisel.

O carro 07138, numeração do único Volvo de 2 portas, é um Viale OF-1722, fabricado em 2008, rodando na linha 301-Mangabeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC