Volta Redonda-RJ: aplicativo monitora ônibus


Giovanni Nogueira

gnogueira@diariodovale.com.br



Foi lançado na tarde de hoje, em cerimônia no auditório da prefeitura de Volta Redonda, o aplicativo Cittamobi, que informa em tempo real o horário dos ônibus e em quanto tempo eles chegarão a determinado ponto. A apresentação do programa contou com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) e de representantes da Cittati, empresa que desenvolveu o aplicativo, da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), e do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros). A ferramenta pode ser baixada de graça através do aplicativo Google Play.
Neto salientou que Volta Redonda é a primeira cidade do Estado do Rio - e a nona no Brasil - a implantar o sistema, por iniciativa da administração municipal, em parceria com o Sindpass e as empresas de ônibus.
- Com essa grande parceria, vamos levar esse programa para a nossa população, que passa agora a poder programar melhor o uso do transporte público. Até o final deste mês, nós também vamos implantar o Bilhete Único, trazendo ainda mais comodidade para os usuários do transporte público na nossa cidade - disse Neto, afirmando ainda que em uma semana a cidade irá superar o número de usuários do aplicativo registrado nas outras cidades. "Conhecendo Volta Redonda, tenho certeza que rapidamente vamos superar 35 mil downloads do aplicativo", completou.
Atualmente, Volta Redonda conta com cerca de 250 ônibus, de quatro empresas, que fazem 52 linhas, transportando uma média de 80 mil passageiros por dia. Com o aplicativo, os usuários poderão ter acesso, através da internet, aos horários e localizações dos veículos, além de pontos de parada mais próximos. A ferramenta também permite a integração com deficientes visuais por meio de um viva-voz. 
- O nosso foco é o cidadão, com a previsão de chegada dos ônibus nos pontos, planejamento do dia a dia, tudo isso em tempo real. Mas para os deficientes visuais o aplicativo traz segurança na utilização do transporte público e melhoria na qualidade de vida - afirmou a gerente comercial da Cittati, Luciana Silva.
O deficiente visual Luiz Eduardo Porto foi o responsável por desenvolver a versão com acessibilidade do aplicativo, em conjunto com a Cittati. Ele afirmou que as principais vantagens para os deficientes visuais são a indicação da chegada do ônibus ao ponto e a possibilidade do aplicativo avisar a chegada do ponto de destino.
- Agora eu me dirijo ao ponto e sei que não vou esperar mais que o tempo que eu escolhi esperar. E não preciso pedir para o motorista, trocador ou outro passageiro me avisar quando chegar o ponto em que eu quero descer, o aplicativo me avisa. Inclusive, com um minuto faltando para a chegada ao ponto, ele me avisa para eu me levantar e me dirigir para a porta do ônibus - revelou.
Para os usuários que não possuem celulares com acesso à internet, estão instalados nos principais pontos da cidade os PMVs - Painéis de Mensagens Variadas - que são telas que exibirão o tempo de chegada dos ônibus nos pontos. Inicialmente o serviço está sendo testado em cinco pontos: dois próximos ao Sider Shopping, dois na Rodoviária Prefeito Francisco Torres e no Aterrado, em frente à prefeitura. Nos celulares, o software funciona em qualquer local da cidade.
Para a estudante Sara Coutinho, de 19 anos, ter as informações acerca dos ônibus em circulação dentro do município é importante para evitar o desperdício de tempo.
- Moro no Água Limpa e isso vai facilitar porque às vezes achamos que ele pode ter passado, e ainda não passou - comentou.

Serviço



Para baixar o aplicativo, basta acessar o Google Play, aplicativo presente em todos os celulares com Android, ou a App Store, para os usuários de iPhones.

fonte: Diário do Vale


Foto: Giovani Nogueira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC