João Pessoa-PB. Faixas exclusivas para ônibus em João Pessoa têm aprovação

A Epitácio Pessoa já está sinalizada, pronta para a modificação de trânsito que acontecerá a partir da próxima segunda-feira: a implantação das faixas exclusivas para ônibus. Para a população, a mudança será positiva, porém precisa ser fiscalizada para garantir melhorias reais no fluxo de veículos do local.


A mudança ampliará as faixas exclusivas já existentes, que passarão de 2,5 quilômetros (km) para 7 km. Atualmente, há faixa exclusiva a partir do anel interno da Lagoa, Viaduto Miguel Couto, avenida Cardoso Vieira, avenida Candido Pessoa e avenida Sanhauá até o Terminal de Integração do Varadouro. Após o terminal, a faixa prossegue pela rua Padre Azevedo, rua Padre Meira até o cruzamento da avenida General Osório com rua Guedes Pereira.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), a intenção da mudança é distribuir o fluxo de veículos nas vias da cidade, priorizando o transporte coletivo. Hoje, aproximadamente 270 mil pessoas utilizam os transportes públicos em João Pessoa, o que corresponde a cerca de 70% dos deslocamentos da população.

Com a ampliação, esses trechos serão interligados à Epitácio Pessoa até o cruzamento com a avenida Amazonas (proximidades do supermercado Extra), incluindo as avenidas Getúlio Vargas, Almirante Barroso e Maximiano Figueiredo. Essa modificação no trânsito pertence ao projeto de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) – Transporte Rápido por Ônibus -, que acontecerá no sentido de promover um transporte mais rápido, confortável e seguro aos passageiros.

Para garantir que não haja congestionamento do trânsito, vias alternativas foram preparadas pela Semob, como os binários do Bairro dos Estados, do entorno do Espaço Cultural e a construção do viaduto sobre a BR-230, em Tambauzinho, que ligará as ruas José Florentino Júnior e a Deputado José Mariz.

Além dos ônibus, apenas as bicicletas (resguardada a distância mínima de segurança) poderão circular na faixa. Os veículos particulares só poderão utilizar as faixas exclusivas para entrar/sair de estacionamentos ou 50 metros antes quando for entrar à direita em alguma rua transversal.

Os veículos de saúde, de emergência, viaturas policiais e de fiscalização, inclusive da Semob, poderão circular pela faixa exclusiva se estiverem em serviços de urgência com sinalização sonora e de luz acionadas.


Os motoristas terão todo o mês de dezembro para se adaptarem e, neste período, haverá agentes de mobilidade da Semob dando orientações e distribuindo panfletos para informar a população quanto às mudanças.
Fonte: Jornal da Paraíba
Matéria / Texto: Othacya Lopes
Foto: Divulgação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC