Brasília-DF: Ônibus do Expresso DF custam R$ 2 a partir deste sábado
No entanto, a viagem no novo sistema até a Rodoviária do Plano Piloto continuará gratuita continua gratuita até o dia 16
As linhas de ônibus que ligam Santa Maria e Gama ao terminal do Expresso DF/Sul começaram a ser cobradas neste sábado (1/11). A tarifa será de R$ 2. O início da cobrança será feito de forma gradativa. Primeiro, os passageiros terão de pagar os coletivos que fazem o trajeto circular entre as duas cidades e levam os usuários para o terminal. Até o dia 16, a viagem no novo sistema até a Rodoviária do Plano Piloto continuará gratuita. A previsão é que todas mudanças sejam concluídas até dezembro.
O sistema BRT começou a funcionar no dia 30 de junho. Desde então, vários ajustes foram feitos. Novas linhas foram criadas e outras ganharam reforços, como a da UnB, L2 Sul, W3 Sul e as que ligam Gama a Taguatinga.
“Nesse período de testes, nos reunimos com a população para saber as reais necessidades dos usuários e, diante desses dados, temos procurado, na medida do possível, atender às reivindicações”, explica o diretor do Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Jair Tedeschi.
Diariamente, o Expresso DF/Sul transporta cerca de 100 mil pessoas. De acordo com o GDF, o tempo gasto nas viagens para uma das duas cidades diminui cerca de uma hora. Além disso, todos os veículos contam ainda com ar condicionado.
Para ter direito ao benefício, é preciso se cadastrar e retirar um cartão especial em um posto do Sistema de Bilhetagem Automática do DFTrans. A passagem continuará gratuita para estudantes, passageiros acima de 65 anos e pessoas com necessidades especiais.
Serviço:
Linhas que começam a ser tarifadas a partir de hoje:
Gama: A200, A201, A202, A203, A204, A205, A206
Santa Maria: A250, A251, A252, A253, A254, A255
fonte: Correio Braziliense
Foto: Paloma Suertegaray/ Correio Braziliense