Rio de Janeiro-RJ: Rio anuncia mudanças em pontos de ônibus no Centro

Os itinerários de linhas municipais e intermunicipais de ônibus que trafegam pelo Centro do Rio serão reordenados em uma tentativa de diminuir os constantes congestionamentos na região. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Transportes na manhã desta quinta-feira (25). Entre as medidas anunciadas, está a mudança de pontos de ônibus. O novo planejamento será implementado a partir de 1º de novembro e tem como objetivo, além de melhorar o trânsito, facilitar as obras de revitalização da Zona Portuária.
Segundo o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, as linhas municipais e intermunicipais serão separadas para dar mais fluidez ao trânsito. Os pontos de ônibus intermunicipais que saíam do Passeio Público e Avenida Augusto Severo serão transferidos para a região da Candelária e Rua Camerino.
“Isso vai fazer com que os itinerários sejam simplificados na área central e os ônibus intermunicipais se concentrem na Avenida Presidente Vargas. A medida vai aliviar o fluxo de trânsito na região do Centro”, afirmou Sansão.
Ao todo, 20 linhas a sofrerão modificação: 110D, 124B, 129B, 463C, 269C, 471C, 478B, 486C, 521D, 565D, 524B, 559Bm 722D, 724D, 726D, Passeio-Paracambi, Passeio-Japeri, Duque de Caxias-Praça XV, Santa Isabel-Passeio e Vendas das Pedras-Praça XV.
Vinte linhas intermunicipais vão mudar o ponto final (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)
foto: prefeitura do Rio
Linhas municipais
Há alterações também nas linhas municipais convencionais. As linhas longas que saem da Zona Oeste e de outros municípios do Rio e que fazem ponto final na Avenida Chile (entre a Avenida Rio Branco e Lavradio) serão levadas também para a região da Avenida Presidente Vargas (entre a Rio Branco e a Avenida Passos). 

No caso das linhas municipais, nove sofrerão alterações: Sulacap-Carioca, Cosmos-Carioca, Bangu-Tiradentes, Padre Miguel-Carioca, Santa Cruz-Carioca, Vila Aliança-Carioca,, Bangu-Carioca, bairro Jabour-Carioca e Campo Grade-Carioca.
“Nenhuma linha vai desaparecer, elas sofrerão mudanças nos pontos terminais. Eles serão deslocados”, falou Sansão.
Confira as mudanças nas linhas de longa distância (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)
foto: prefeitura do Rio

Linhas municipais executivas
As 15 linhas municipais executivas, os chamados "frescões", terão as saídas distribuídas para dar fluidez ao trânsito. Eles terão saída pela Rua da Assembleia, Carioca, Frei Caneca, Graça Aranha e Mem de Sá. Confira as linhas que terão mudanças: Gardênia Azul-Castelo, Praça Seca-Castelo (via Avenida Menezes Cortes), Taquara-Castelo (via Linha Amarela), Freguesia-Castelo, Grajaú-Castelo, Engenho de Dentro-Castelo, Pavuna-Castelo, Mariopolis-Castelo, Campo Grande-Castelo (via Avenida Santa Cruz), Campo Grande-Castelo (via Avenida Brasil), Castelo-Estrada da Posse, Bananal-Casterlo (via Linha Amarela), Ribeira-Castelo (via Linha Vermelha), Bancarios-Castelo, Vila Valqueire-Castelo e Vila Valqueire-Castelo (via Marechal Hermes).

“Temos o compromisso com o Ministério Público de sempre avançar e divulgar essas mudanças. Vamos aprofundar essas informações com folhetos, placas e pessoas na rua. Isso vai permitir que a gente continue conseguindo prosseguir com as obras do Porto Maravilha”, falou o secretário.
Linhas executivas terão trajeto distribuido pelo Centro (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)
foto: prefeitura do Rio
As informações são do Portal G1 do Rio de Janeiro. Repórter: Mariucha Machado

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC