Mobilidade urbana: cidades brasileiras buscam por racionalização de linhas de ônibus

Nos tempos de hoje, grandes cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo estão começando a adotar a estratégia de reduzir o numero de linhas de ônibus como forma de melhorar o trânsito urbano. Só nestas ultimas semanas, a cidade de São Paulo conseguiu reduzir o numero de linhas municipais substituindo parte de suas frotas por ônibus articulados. No Rio de Janeiro, com a implantação do BRT Transoeste, houve a redução de linhas de ônibus na região da Zona Oeste carioca, algumas se tornaram alimentadoras ou linhas de integração com o BRT. Nesta penúltima semana de outubro de 2013, uma nova ,medida foi tomada para reduzir a circulação de linhas de ônibus no centro do Rio de Janeiro. A partir desta segunda-feira dia 21 de outubro, ônibus intermunicipais da Região Metropolitana oriundos da Região da Grande Niterói e Baixada Fluminense, só poderão circular até o INTO-Caju e Rodoviária Novo Rio, da Baixada, somente os ônibus paradores foram incluídos na mudança, os que seguem pela pista seletiva continuarão com o itinerário antigo. No futuro restará apenas para o Centro do Rio de Janeiro o futuro BRT Transbrasil, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), os trens urbanos da Supervia e o Metrô. Outra medida que será tomada é redução do numero de estacionamentos rotativos de automóveis na Região Central carioca. Em São Paulo, esta redução do numero de linhas de ônibus será acompanhada com a implantação de novo corredores expressos só para ônibus favorecendo para a redução do tempo de viagens. São Paulo, em vantagem com relação ao Rio de Janeiro, conta com mais sistemas ferroviários, nos últimos 10 anos só na capital paulista, houve um crescimento do numero de linhas de metrôs urbanos, em breve está prevista a construção de um monotrilho (linha 15), enquanto no Rio de Janeiro, estão previstas mais duas novas linhas uma ligando a Barra da Tijuca e a linha 3 (Niterói-São Gonçalo). Outro fenômeno está sendo os novos BRTs que estão sendo implantados nas duas principais cidades brasileiras. 
Fonte: Diário de Pernambuco (BLOG)
    

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