Manual do BRT: Avaliação do Terminal da Alvorada na cidade do Rio de Janeiro

Depois de 1 ano da inauguração do BRT Transoeste, como podemos avaliar o Terminal Rodoviário da Alvorada localizado no bairro da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Comparando com os terminais do BRT localizado na China, percebi que o Terminal da Alvorada não seria suficiente para atender os 3 BRTs sendo que um deles a Transoeste já está em operação, a Transcarioca e a Transolimpica ainda estão em fase de construção. Além da ampliação do terminal da Alvorada, o estacionamento dos ônibus dentro do pátio do terminal tem que comportar aos 2 novos BRTs (Transcarioca e Transolimpica) que virão. Algo que percebi na Transoeste do Rio de Janeiro foi com relação a falta de garagem própria para que estes ônibus articulados possam ficar estacionados enquanto estiverem fora de serviço, são 3 empresas que operam no momento até o Terminal da Alvorada: Auto Viação Jabour, Expresso Pégaso e Transportes Futuro. A garagem da Auto Viação Jabour fica localizada no bairro de Campo Grande, as proximidades da nova Estação do BRT, a Expresso Pégaso no bairro de Cosmos e a Transportes Futuro no bairro de Jacarepaguá. Será que as 3 garagens estão preparadas para estacionar estes ônibus articulados. O ideal é oferecer uma garagem só para estacionar este ônibus, e de preferência as proximidades das Estações do BRT que estão funcionando no momento. Hoje podemos dizer que está funcionando bem, mas como será daqui há alguns anos quando a demanda de passageiros crescer e o numero de ônibus também?


Patio do Terminal da Alvorada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais