Manual do BRT: Avaliação do Terminal da Alvorada na cidade do Rio de Janeiro
Depois de 1 ano da inauguração do BRT Transoeste, como podemos avaliar o Terminal Rodoviário da Alvorada localizado no bairro da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Comparando com os terminais do BRT localizado na China, percebi que o Terminal da Alvorada não seria suficiente para atender os 3 BRTs sendo que um deles a Transoeste já está em operação, a Transcarioca e a Transolimpica ainda estão em fase de construção. Além da ampliação do terminal da Alvorada, o estacionamento dos ônibus dentro do pátio do terminal tem que comportar aos 2 novos BRTs (Transcarioca e Transolimpica) que virão. Algo que percebi na Transoeste do Rio de Janeiro foi com relação a falta de garagem própria para que estes ônibus articulados possam ficar estacionados enquanto estiverem fora de serviço, são 3 empresas que operam no momento até o Terminal da Alvorada: Auto Viação Jabour, Expresso Pégaso e Transportes Futuro. A garagem da Auto Viação Jabour fica localizada no bairro de Campo Grande, as proximidades da nova Estação do BRT, a Expresso Pégaso no bairro de Cosmos e a Transportes Futuro no bairro de Jacarepaguá. Será que as 3 garagens estão preparadas para estacionar estes ônibus articulados. O ideal é oferecer uma garagem só para estacionar este ônibus, e de preferência as proximidades das Estações do BRT que estão funcionando no momento. Hoje podemos dizer que está funcionando bem, mas como será daqui há alguns anos quando a demanda de passageiros crescer e o numero de ônibus também?
Patio do Terminal da Alvorada
Patio do Terminal da Alvorada
Comentários
Postar um comentário