Supervia x CPTM

Supervia (Trens Urbanos do Rio de Janeiro ou CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), quem sai na frente? Nos últimos 10 anos, as duas Companhias tem investido bastante em projeto de modernização.  Com relação a frota dos Trens a CPTM saiu na frente, a maioria dos seus trens são novos, alguns fabricados no Brasil pela ALSTOM. Na CPTM, desde 1999, a Companhia investiu em Trens com Ar Condicionado, a Supervia teve seu primeiro Trem com Ar Condicionado em 2002, com a reforma da série 700 fabricado pela MAFERSA na década de 1970, posteriormente foram reformadas algumas composições da série 900 ganhando Ar Condicionado. Em 2005 a Supervia realizou a compra de 20 novos da Coréia do Sul, seguindo com a reforma das séries 700 e 900. Em 2012 foi a vez da Compra de 30 trens da China e a reforma da serie 500 da Supervia. A meta da Companhia de Trens do Rio de Janeiro, é que até 2016 todos os trens terão Ar Condicionado. Para 2014 já foi negociado a compra de mais 30 trens da China e 20 nacionais da série 9000 fabricados pela ALSTOM. A série 9000 da ALSTOM também foi comprada pela CPTM recentemente, esta composição está prevista para circular na linha 11 localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo.  Enquanto a reforma nas estações, a Supervia está investindo na instalações de novas iluminarias, nova cobertura para as estações, escadas rolantes e elevadores para deficientes físicos, o CPTM é um pouco semelhante. A CPTM também conta com serviço de trens turísticos, um deles liga a Estação da Luz ao município de Jundiaí. Com relação aos projetos para o futuro, no caso da Supervia, está previsto a modernização da Estação Central do Brasil com a construção de  um Hotel, a prolongação do ramal da Zona Oeste carioca para o município de Itaguaí, a duplicação dos trechos entre Gramacho e Saracuruna. A última grande modernização realizada pela Supervia foi a a elevação da Estação de Manguinhos permitindo melhor ligação entre os dois lados do bairro.  Enquanto a CPTM, algumas das modernizações realizadas pela Companhia foram a construção da nova Estação de Tamanduateí, a construção da nova Estação Interlagos e Grajaú.

  
Estação Autódromo CPTM

Trem coreano Supervia

Anuncio do novo trem Supervia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC