Solução para reduzir os congestionamentos nas grandes cidades brasileiras

Na 1ª semana de abril, foi apresentado na cidade de São Paulo pelo prefeito Fernando Haddad (PT), apresentou a proposta de aumentar a velocidade média dos ônibus como forma de reduzir os tempos de viagens estimulando a população a utizar mais os transportes coletivos. Essa proposta é bem interessante, mas ainda existe alguns obstáculos para a maioria das cidades brasileiras. Primeiro é com relação a qualidade do transporte, é preciso oferecer um transporte de qualidade e muito conforto para os passageiros, os ônibus articulados (publicado no tópico anterior) seria uam exelente opção. Segundo seria com relação a organização do trânsito, neste caso, poderia pensar na restrição da circulação de automóveis nas principais vias da cidade nos horários de pico. No Rio de Janeiros, vias expressas como a Avenida Brasil implantou pista seletiva só para os ônibus como forma destes veículos não ficarem retidos nos congestionamentos. Enquanto a isso, ainda apresento muitas criticas. A Linha Amarela (Via Expressa que liga a Avenida Brasil a Barra da Tijuca) não possui pista seletiva para os ônibus, o resultado vem nos horários de pico, estes coletivos ficam retidos no engarrafamento causando demora nas viagens, ou seja, o que deveria virar uma via expressa, tornou-se uma lentidão para os motoristas de ônibus. Melhor solução seria a criação de pistas segregadas só para ônibus sem passar por retenções, temos como exemplo, o Corredor Expresso Tirandentes em São Paulo.
Segunda solução, é adotar a política de rodizio de carros ou outros veículos particulares. Com a política de rodizio, haveria uma restrição de circulação de transportes particulares nas grandes cidades, o trânsito poderia ser bloqueado para os carros em horários de pico nas principais vias da cidade. No Rio de Janeiro, poderia ser feito na Avenida Brasil, Avenida Presidente Vargas, Avenida Rio Branco, Linha Vermelha, Linha Amarela, etc.
Ultima solução seria o incetivo do uso de ciclovias, mas para isso, deveria ampliar o sistema nas principais cidades brasileiras, em paises como a China, este sistema funciona com muito sucesso que a maioria da população segue para o trabalho de bicicleta.


















Ônibus da Metra só circula em corredor expresso



Avenida Brasil com pista seletiva



Ciclovia na China

 
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC