Série internacional: perfil do transporte público terrestre na Rússia

Como a Rússia sediará a próxima Copa do Mundo depois do Brasil, veremos agora como anda a situação do transporte público no país. A cidade de Moscou conta com uma rede de transporte público bem desenvolvida. A cidade oferece variedade de opções como ônibus, trólebus, táxis e metrô. Nas grandes cidades, o transporte público é barato e chega a todas as áreas. No caso da cidade de Petersbugo, o metrô é a melhor opção, funcionam todos os dias da semana das 6h a 1h da manhã. 
    O Московский, ou Metropolitan de Moscou, é o sexto metrô mais extenso do mundo, foi fundado em 1935, apresenta 292,2km de extensão, ficando atrás apenas de Nova York, Londres, Paris, Tóquio e Seul. Com 185 estações subterrâneas, são 12 linhas transportando cerca de 9 milhões de pessoas por dia.   (http://www.revistacliche.com.br/2013/04/a-informacao-no-transporte-publico-02/)
Ao contrario das estações do Brasil, as estações do metrô russo são muito profundas. Isso se deve ao fato para servir de abrigo para a população em caso de ataques e guerras nucleares. 
Com relação aos ônibus, a Rússia enfrentou momentos de crise após o fim da antiga União Soviética, com isso, alguns ônibus ficaram sucateados, mas o país também conta com frotas novas. A Marcopolo do Brasil, anunciou em 2011 a exportação de seus ônibus para a Rússia. 
Neste mês de abril, a cidade de Moscou apresentou  os 10 primeiros ônibus, de um total de 709, encomendados junto ao grupo GAZ para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi em 2014. A Mostransavto, a principal companhia rodoviária da capital russa, receberá os demais veículos até o final do ano. A empresa será a principal operadora durante a Olimpíada de Sochi. Depois do evento, os ônibus retornarão para a região de Moscou, onde servirão à população local.
Com relação aos táxis, temos como exemplo, a cidade de Moscou que conta com uma das melhores frotas de carros do mundo. As frotas utilizadas, são uma BMW considerado como um dos carros mais luxuosos para os russos. 
transporte ferroviário na Rússia está, na maior parte, sob o controle do monopólio da estatal Ferrovias Russas. Suas vias férreas contam com mais de 85,500 Km com mais de 44000 Km de linhas eletrificadas. estrada de ferro mais famosa da Rússia é Transiberiana (Transsib), abrangendo um recorde de 7 fusos horários, sendo o terceiro mais longo serviço contínuo do mundo, depois dos serviços das linha de Moscou-Vladivostok(9,259 km), Moscou-Pyongyang (10,267 km) e Kiev-Vladivostok (11,085 km). (Fonte Wikipedia: Rússia)

Fonte: Jornal O Extra. Ônibus superlotado na Rússia
Onibus com foto do Stálin um dos símbolos da Revolução Russa
Novo ônibus para os jogos olímpicos de inverno de 2014 em Sochi
Figura 08: Estação Park Pobedy
Estação Park Pobedy. Fonte: Revista Cliche

Táxi BMW em Moscou
Trem da Rússia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais