Modernizar os ônibus no Rio de Janeiro ainda será um desafio para os próximos anos

Atingir a meta de aumentar a quantidade de ônibus com Ar Condicionado até 2016 proposta pelo Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, será um caminho bem dificil se observamos a realidade do transporte público do Rio de Janeiro hoje. Se observarmos a situação das empresas de ônibus hoje, podemos dizer que as coisas estão muito complicadas. Nesta semana, através da rede social facebook, está sendo comentado a situação das empresas que pertecem ao grupo Breda Rio. O grupo Breda Rio controla as seguintes empresas: Translitorânea, City Rio Rotas Turística , Empresa de Viação Algarve, Viação Andorinha e uma Empresa da Baixada Fluminense (Expresso Mangaratiba). A Translitorânea substituiu a empresa Amigos Unidos, adquiriu variedade de ônibus de Piso Baixo, mas teve um gasto enorme com as compras e agora está endividada. Na empresa Andorinha ocorreram remanejamentos de carros de uma linha para outra o que compromete com a qualidade do serviço, a City Rio Rotas responsável por alguns acidentes provocados na cidade carioca e a Algarve com o sucateamento de suas frotas. Não só as empresas do Grupo Breda se encontram nesta situação, a  Transportes Paranapuan também enfreta momentos criticos, depois de causar um acidente após cair do viaduto na Avenida Brasil, um ônibus da empresa foi flagrado avançando sinal da Ilha do Governador o que pode acarretar em multa. Na Zona Oeste a situação ainda é mais critica, a Pégaso tem maior parte do ônibus em péssimo estado de conservação, a Auto Viação Bangu a situação é um pouco semelhante. Na Zona Oeste, a única empresa que presta um serviço de qualidade é a Jabour (empresa pertecente ao mesmo grupo da Nossa Senhora da Penha, Braso Lisboa e Normandy), a Jabour também administra o BRT Transoeste junto com a Pégaso. Antes de pensar em modernização geral, temos que pensar qual será o futuro destas empresas e as soluções que serão tomadas para resolver estes impasses.


Jabour na Transoeste

Ônibus da Pégaso em péssimo estado de conservação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC