Grupo JAL continua forte na Baixada Fluminense: a Expresso Mangaratiba é nova companheira do grupo

Gurpo JAL (José Alves Lavouras) esta ganhando mais territórios nos municípios da Baixada Fluminense (Nilópolis, São João de Meriti, Mesquita, Nova iguaçu, Queimados, Japeri, Seropédica, Paracambi e Duque de Caxias). Iniciado a partir da criação da Transportes Flores em 1957, a JAL criou novas empresas como a Rio D'ouro, Planalto, Brazinha, Turismo Três Amigos, Ponte Coberta, Glória, Gardel, Beira Mar, Mageli, Real Rio. Em Abril de 2013 foi a vez de anunciar uma possível venda da Expresso Mangaratiba   para o Grupo JAL. A Expresso Mangaratiba nasceu no dia 21 de outubro de 1967 no município de Duque de Caxias, opera suas linhas na Baixada Fluminense e algumas em dois municípios da região da Costa Verde, Itaguaí e Mangaratiba. Nos últimos anos, a empresa tem sido alvo de criticas dos passageiros de devido ao péssimo estado de conservação dos ônibus, o município de Itaguaí foi o que mais sofreu com as reclamações da empresa. Itaguaí conta com duas empresas: a Viação Cidade de Itaguaí e a Expresso Mangaratiba. Até da década de 1990 eram duas empresas que tinham o monopólio nos municípios de Seropédica (empancipado de Itaguaí em 1995) e Itaguaí : a Viação Cidade de Itaguaí e a Transportes Seropédica. A Real Rio da JAL comprou as linhas intermunicipais da Cidade de Itaguaí anos mais tarde. Agora é só aguardar os acontecimentos e veremos a avaliação de todos.




Real Rio na linha 434S que pertencia a Viação Cidade de Itaguaí



Ônibus da Viação Cidade de Itaguaí


Acidente com o ônibus da Expresso Mangaratiba

Comentários

  1. Só umas correções ...
    A Viação Itaguaí Ltda( RJ 209)fundada em 1983 é quem operava antigamente o serviço municipal e intermunicipal local de Itaguaí(anos 80,90) , era apelidada de ''amarelinho'' , depois que Seropédica se emancipou , algumas linhas se transformaram em intermunicipais , linhas que entre meados e final da década de 90 chegaram a ser repassadas para outras empresas que surgiram na região como a viação Rio Pérola , Santa Rita, T.Seropédica, Marisol ( essa ultima apenas algumas linhas municipais ).
    Essas empresas acabaram fechando as portas no início dos anos 2000 devido aos péssimos serviços prestados e nenhuma das linhas intermunicipais dessas pequenas empresas foram repassada à Real Rio , Expresso Mangaratiba e tão pouco para a Feital , empresas essas que circulavam pela cidade , todas as linhas se mantiveram inativas até hoje fazendo muita falta para a população.
    As linhas da Real Rio muitas delas vieram da empresa EVAL e Ponte Coberta e outras foram criadas e algumas tempos depois sendo seccionadas lá em Seropédica e algumas sendo extintas.
    Como Itaguaí ficou sem ônibus fazendo o transportes municipal , a prefeitura fez uma licitação priorizando o transporte alternativo e foi montado um consórcio.
    Com as reclamações dos moradores da cidade do porto com a falta do ônibus logo surgiram as empresas Emanuel e Elohin ( do mesmo grupo) , essa ultima tempos depois se transformando na viação Cidade de Itaguaí e ficando sozinha operando o serviço municipal da cidade .
    Uma década depois a antiga viação Itaguaí Ltda é reativada e a cidade passa a ter atualmente duas empresas municipais com praticamente quase o mesmo nome confundindo muita gente ,fazendo pensar que é tudo uma empresa só mas são empresas distintas . Inclusive a viação Itaguaí ltda quando voltou a circular chegou a reativar uma antiga linha intermunicipal 590-I Itaguaí - Nono (via caçador), localidade que fica na divisa com Piraí na serra do Matoso .

    Sobre o lance da venda Expresso Mangaratiba para o grupo JAL isso ainda não foi confirmado , foi apenas uma suposição de um membro de um grupo que fala sobre ''busologia'' e logo em seguida surgiram rumores que ainda não foram confirmados !
    Até o momento isso não se passa de um BOATO !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais