Grupo JAL continua forte na Baixada Fluminense: a Expresso Mangaratiba é nova companheira do grupo
Gurpo JAL (José Alves Lavouras) esta ganhando mais territórios nos municípios da Baixada Fluminense (Nilópolis, São João de Meriti, Mesquita, Nova iguaçu, Queimados, Japeri, Seropédica, Paracambi e Duque de Caxias). Iniciado a partir da criação da Transportes Flores em 1957, a JAL criou novas empresas como a Rio D'ouro, Planalto, Brazinha, Turismo Três Amigos, Ponte Coberta, Glória, Gardel, Beira Mar, Mageli, Real Rio. Em Abril de 2013 foi a vez de anunciar uma possível venda da Expresso Mangaratiba para o Grupo JAL. A Expresso Mangaratiba nasceu no dia 21 de outubro de 1967 no município de Duque de Caxias, opera suas linhas na Baixada Fluminense e algumas em dois municípios da região da Costa Verde, Itaguaí e Mangaratiba. Nos últimos anos, a empresa tem sido alvo de criticas dos passageiros de devido ao péssimo estado de conservação dos ônibus, o município de Itaguaí foi o que mais sofreu com as reclamações da empresa. Itaguaí conta com duas empresas: a Viação Cidade de Itaguaí e a Expresso Mangaratiba. Até da década de 1990 eram duas empresas que tinham o monopólio nos municípios de Seropédica (empancipado de Itaguaí em 1995) e Itaguaí : a Viação Cidade de Itaguaí e a Transportes Seropédica. A Real Rio da JAL comprou as linhas intermunicipais da Cidade de Itaguaí anos mais tarde. Agora é só aguardar os acontecimentos e veremos a avaliação de todos.
Real Rio na linha 434S que pertencia a Viação Cidade de Itaguaí
Ônibus da Viação Cidade de Itaguaí
Acidente com o ônibus da Expresso Mangaratiba
Real Rio na linha 434S que pertencia a Viação Cidade de Itaguaí
Ônibus da Viação Cidade de Itaguaí
Acidente com o ônibus da Expresso Mangaratiba
Só umas correções ...
ResponderExcluirA Viação Itaguaí Ltda( RJ 209)fundada em 1983 é quem operava antigamente o serviço municipal e intermunicipal local de Itaguaí(anos 80,90) , era apelidada de ''amarelinho'' , depois que Seropédica se emancipou , algumas linhas se transformaram em intermunicipais , linhas que entre meados e final da década de 90 chegaram a ser repassadas para outras empresas que surgiram na região como a viação Rio Pérola , Santa Rita, T.Seropédica, Marisol ( essa ultima apenas algumas linhas municipais ).
Essas empresas acabaram fechando as portas no início dos anos 2000 devido aos péssimos serviços prestados e nenhuma das linhas intermunicipais dessas pequenas empresas foram repassada à Real Rio , Expresso Mangaratiba e tão pouco para a Feital , empresas essas que circulavam pela cidade , todas as linhas se mantiveram inativas até hoje fazendo muita falta para a população.
As linhas da Real Rio muitas delas vieram da empresa EVAL e Ponte Coberta e outras foram criadas e algumas tempos depois sendo seccionadas lá em Seropédica e algumas sendo extintas.
Como Itaguaí ficou sem ônibus fazendo o transportes municipal , a prefeitura fez uma licitação priorizando o transporte alternativo e foi montado um consórcio.
Com as reclamações dos moradores da cidade do porto com a falta do ônibus logo surgiram as empresas Emanuel e Elohin ( do mesmo grupo) , essa ultima tempos depois se transformando na viação Cidade de Itaguaí e ficando sozinha operando o serviço municipal da cidade .
Uma década depois a antiga viação Itaguaí Ltda é reativada e a cidade passa a ter atualmente duas empresas municipais com praticamente quase o mesmo nome confundindo muita gente ,fazendo pensar que é tudo uma empresa só mas são empresas distintas . Inclusive a viação Itaguaí ltda quando voltou a circular chegou a reativar uma antiga linha intermunicipal 590-I Itaguaí - Nono (via caçador), localidade que fica na divisa com Piraí na serra do Matoso .
Sobre o lance da venda Expresso Mangaratiba para o grupo JAL isso ainda não foi confirmado , foi apenas uma suposição de um membro de um grupo que fala sobre ''busologia'' e logo em seguida surgiram rumores que ainda não foram confirmados !
Até o momento isso não se passa de um BOATO !!!