Transcarioca segue a todo vapor

O projeto da Transcarioca vem seguindo em um ritmo mais acelerado. O novo corredor cortará parte da Zona Norte e da Região de Jacarepaguá reduzindo o tempo de viagem em 47 minutos entre o Aeroporto Internacional de Tom Jobim e o Terminal da Alvorada. Uma das maiores intervenções realizadas foi no bairro de Madureira, Zona Norte do Rio, com a construção de um novo viaduto e com a inauguração do Mergulhão do Campinho. Madureira será uma das regiões que sofrerá mais impactos com relação a circulação de ônibus no bairros, algumas linhas deixarão de existir com a retirada de 40 linhas de ônibus e outras serão alimentadoras. Ao contrario da Transoeste, a Transcarioca fará integração com os trens urbanos da Supervia e o Metrô da linha 2.Outras grandes mudanças anunciadas foi com relação a ampliação da Rua Uranos, reforma do viaduto Lobo Junior e a construção de um novo viaduto cortando a Avenida Brasil permitindo integração com o BRT Transbrasil. A previsão para o término da obra é final do ano de 2013. Além das intervenções que estão sendo realizadas, a Transcarioca busca trazer uma nova imagem para o espaço urbano com a revitalização de espaços culturais ou comerciais, a exemplo do bairro de Madureira. Para a região de Jacarepaguá a Transcarioca vai reduzir grande parte dos congestionamentos, principalmente no bairro de Taquara aonde tem maior circulação de veículos. Só não pode esquecer que além das mudanças e das intervenções que estão sendo realizadas, muitas memórias da região do subúrbio estão sendo destruídas com a desapropriação de vários imoveis, o caso do bairro de Campinho que derrubou alguns casarões antigos para abrigar a nova pista junto com o mergulhão. Muitas memórias históricas foram perdidas, outras poderão ainda correr este risco. No bairro de Ramos, o Colégio Pio XI perderá suas três quadras causando protesto da população local. Outro grande problema será com a redução do número de empregos com as intervenções que serão realizadas na rua Uranos com a desapropriação de lojas de confecções.

 


Novo viaduto que cortará a Avenida Brasil





Frota que poderá circular no novo corredor



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC