BRT Curitiba x Rio de Janeiro


Ônibus Ligeirão em Curitiba


Curitiba foi a primeira cidade brasileira que implantou o sistema BRT (Bus Rapid Transit) no país na década de 1970. Até hoje, a cidade ficou conhecida por apresentar um sistema de transporte moderno contando com vários corredores expressos. Muitas cidades nos períodos posteriores implantaram este sistema como São Paulo, Urbelândia-MG, Goiana. O Rio de Janeiro apresentou este projeto recentemente dentro do projeto politico da cidade visando trazer melhorias para o transporte público até a Copa de 2014 e as Olimpiadas de 2016. O BRT no Rio de Janeiro tem como principal objetivo reduzir o numero de linhas de ônibus na capital carioca contribuindo para a redução do tempo nas viagens e os congestionamentos. Mas há uma diferença com relação ao formato do projeto das duas cidades. Enquanto em Curitiba o projeto foi elaborado dentro de uma cidade planejada contribuindo para que os corredores expressos possam percorrer toda a cidade de Curitiba, no Rio de Janeiro uma série de intervenções urbanas terão que ser executadas para que possam ser construídos novos corredores expressos como a Transcarioca, a Transoeste, a Transolimpica e a Trasnbrasil. Essas intervenções criam um novo espaço urbano para cidade, mas criaram "novas especulações imobilíarias" com a transferência de imóveis ou serviços públicos para novas regiões. A criação de um novo espaço urbano é forma de revitalizar ou até mesmo criar condições para que o lugar se torne valorizado pela cidade, por exemplo, a construção do Mergulhão no bairro de Campinho.


Mergulhão do Campinho: Madureira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais