A Transbrasil trará uma grande mudança com relação a circulação de ônibus na Avenida Brasil e no Centro do Rio de Janeiro

A Transbrasil  mudará o traçado de varias linhas de ônibus que circulam na Avenida Brasil e no Centro do Rio de Janeiro. Na pista central da Av Brasil, as pistas seletivas dos sentidos Centro e Zona oeste deixarão de existir dando lugar a estações no novo BRT que ligará o bairro de Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont. Além da Avenida Brasil, a Francisco Bicalho, a Avenida Presidente Vargas, a Rua 1º de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos farão parte do novo traçado, com isso, muitas linhas de ônibus deixarão de circular nestas regiões. O sistema BRS (Bus Rapid Service) implantado em 2012 no Centro do Rio de Janeiro, deixará de existir dando lugar as futuras estações deste BRT. O impacto maior será com relação as linhas que ligam os municípios da Baixada Fluminense com o Centro do Rio de Janeiro. Muitas linhas intermunicipais que fazem ligação Baixada-Centro do Rio deixarão de circular até o centro do Rio dando lugar a um novo sistema de integração entre a Avenida Brasil e os municípios da Baixada Fluminense. Até 2012 foi aberto uma discussão sobre a possível transferência da Rodoviária Novo Rio para o bairro de Irajá (seria a principal ligação entre a Av Brasil e a Rodovia Presidente Dutra), mas essa proposta não foi levada adiante. A meta é reduzir a circulação de ônibus dando lugar a linhas alimentadoras como foi feita na Transoeste, as linhas 882 Santa Cruz x Barra da Tijuca 460 Itaguai x Barra da Tijuca por exemplo, foram substituídas por linhas alimentadoras de integração com algumas estações (Alvorada, Magarça e Pingo D'água). A Transbrasil representará a grande revolução da geografia do transporte público do Rio de Janeiro.

 

Comentários

  1. Complicado, né? Então, eu que moro em Nilópolis, terei de fazer baldeação em Deodoro, se quiser ir ao Centro do Rio? Faça-me o favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mais isso aí e para privilegiar o Centro do Rio e modernizar-ló. eu desses BRTs o da Avenida Brasil, pra mim nem deveria existir? para quê fazer um BRT que já vai nascer saturado e tem mais em tudo sobre esse corredor, a Prefeitura esconde que terá BRTs na Via Dutra e BR-040. para dizer que deixará de existir linhas intermunicipais, indo para Missões e Margaridas.

      Excluir
  2. Essas linhas intermunicipais que ligam os municípios da Baixada Fluminense ao Centro do Rio de Janeiro, também deixaram de existir nas Via Dutra e BR-040. de repente linhas como:113-114B - CENTRAL X NOVA IGUACU; 451 - Engenheiro Pedreira X Central; 486-C Xerém x Passeio; 463C - Piabetá x Central. deixaram de existir ou mudaram de intenário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC