EMTU/SP publica edital de contratação de projeto executivo do trecho Barreiros-Samaritá do VLT



Foi publicado neste sábado, 19, no Diário Oficial do Estado, o edital de contratação do projeto executivo do trecho Barreiros-Samaritá do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Área Continental de São Vicente.  O objeto da contratação inclui, além do projeto executivo da terceira fase do VLT, também os projetos básico e executivo de rede aérea, pátio e bicicletário, e a readequação dos projetos básicos das estações que integram o Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista (serviço de ônibus metropolitano integrado ao VLT).

A realização da sessão pública para apresentação das propostas das empresas está marcada para 11 de março de 2021, na sede da EMTU/SP em São Bernardo do Campo.

"Iniciamos a obra do 2º trecho e estamos avançando com as etapas para iniciar as obras do 3º trecho. O VLT transforma as regiões por onde passa, revitalizando, unindo bairros ao centro, pontos turísticos e de trabalho" frisou o secretário de Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy.

Em 24 de novembro, os secretários de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, haviam autorizado a licitação do 3º trecho do VLT da Baixada Santista. O trecho em São Vicente entre o Terminal Barreiros e o bairro de Samaritá terá 7,5 km de extensão e quatro estações. Quando for completamente concluído, o VLT terá um total 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação entre São Vicente e a Estação Porto, em Santos, e também a ligação entre Barreiros a Samaritá. O sistema deverá operar com 33 VLTs transportando diariamente 95 mil passageiros.

Segunda etapa

O governo de SP iniciou no final de agosto deste ano a segunda etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Terminal Valongo, em Santos. O novo trecho terá investimento de R$ 217,7 milhões e capacidade para transportar até 35 mil passageiros por dia. A segunda etapa terá 8 km de extensão e prevê a construção de 14 estações com acessibilidade, duas pontes sobre o canal 1, via permanente, quatro subestações de energia, sistema de rede aérea, sinalização viária e urbanização.

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais