Marcopolo confirma oficialmente fim da unidade de urbanos do Rio de Janeiro em 30 de outubro
Por meio de “Fato Relevante” ao mercado, a Marcopolo S.A. confirmou nesta sexta-feira, 02 de outubro de 2020, oficialmente o fim das operações da planta em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro-RJ.
O fechamento da planta, especializada em modelos urbanos, ocorrerá no dia 30 de outubro de 2020.
A produção será transferida para a planta de São Mateus, no Espírito Santo, a para unidades de Caxias do Sul.
O Diário do Transporte teve acesso ao comunicado. O perfil Ônibus Minha Segunda Casa tinha adiantado o fechamento da unidade.
Veja o fato publicado na íntegra:
FATO RELEVANTE
MARCOPOLO S.A. (“Companhia”), em cumprimento ao disposto no art. 157, §4º, da Lei nº 6.404/76 e na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários nº 358/2002, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral, que o Conselho de Administração, em reunião nesta data, aprovou o encerramento das atividades da planta industrial localizada em Duque de Caxias, RJ, a partir de 30 de outubro de 2020.
A decisão faz parte do processo de otimização de plantas e adequação da capacidade fabril da Companhia. A concentração das operações brasileiras em um número menor de fábricas vem contribuindo para a redução de custos e incremento da eficiência.
As melhorias operacionais alcançadas nos últimos anos permitirão que as plantas remanescentes tenham capacidade suficiente para absorverem a recuperação de volumes à medida que os mercados se regularizarem, em um cenário pós-pandemia.
Caxias do Sul, 2 de outubro de 2020.
José Antonio Valiati
Diretor de Relações com Investidores
A planta do Rio de Janeiro é especializada em ônibus urbanos com origem na antiga Ciferal, tradicional encarroçadora do Estado, fundada em outubro de 1955 pelo imigrante austríaco Fritz Weissman. Em maio de 1999, a Marcopolo comprou a parte da RJ Administração e Participações S.A. na Ciferal, correspondendo a 50% das ações. A RJ Participações era formada por cerca de 200 empresas de ônibus do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Em abril de 2001, a Marcopolo comprou a outra parte da Ciferal passando a controlar assim integralmente a companhia. O nome Ciferal, que era a sigla de Comércio e Indústria de Ferro e Alumínio, deixou de ser utilizado definitivamente em 2013, quando foi adotada a nomenclatura Marcopolo Rio.
A área física da Marcopolo Rio é de 211.846 m² e a área construída: 74.484 m².
Já a fábrica de São Mateus , no Espírito Santo, é bem mais recente, começando as atividades em 2014, para atendimento dos mercados das regiões Norte e Nordeste do País com os miniônibus da marca Volare, pertencente à Marcopolo S.A. Em 2019, foi oficializada a produção de ônibus escolares e também de carrocerias urbanas da Marcopolo para chassis de motor dianteiro.
A área física da planta de São Mateus é de 822.000 m², com área construída de 65.547 m²
FUNCIONÁRIOS E PRODUÇÃO:
Uma parte dos funcionários da unidade Marcopolo em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro-RJ está sendo remanejada para a planta de São Mateus, no Espírito Santo.
A informação é da própria fabricante em resposta aos questionamentos do Diário do Transporte na tarde desta sexta-feira, 02 de outubro de 2020.
Na nota-resposta, a Marcopolo não informou a quantidade de funcionários transferidos, mas disse que os trabalhadores demitidos irão receber alguns benefícios além dos previstos em lei.
“Alguns colaboradores foram remanejados para a unidade São Mateus e os demais serão desligados. Além de todos os encargos previstos em lei, a empresa está oferecendo como benefícios adicionais: 8 meses de plano de saúde, 4 meses de vale alimentação, cesta de final de ano e brinquedos de natal aos filhos dos colaboradores.” – diz trecho da nota.
Ainda em reposta ao Diário do Transporte sobre os ônibus que começaram a ser feitos no Rio de Janeiro, a Marcopolo informou que a produção será absorvida pelas plantas de São Mateus, no Espírito Santo e Caixas, no Rio Grande do Sul.
“A demanda de produção será absorvida tanto pela unidade São Mateus quanto pelas plantas de Caxias do Sul, de acordo com a eficiência operacional e a estratégia comercial de acordo com cada negócio.”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
Comentários
Postar um comentário