​Inova CPTM escolhe projetos vencedores na próxima sexta-feira (21/08)

Coronavírus: Metrô e a CPTM devem ter prejuízo de R$ 500 milhões
Foto: Mario Musial/Rede Noticiando

O Inova CPTM terá seus quatro vencedores conhecidos na próxima sexta-feira, 21 de agosto. O projeto pioneiro da CPTM é um prêmio de intraempreendedorismo corporativo que busca promover e estimular a inovação aberta aplicada dentro da companhia. A seleção será por meio de um Demo Day Virtual no dia das 9h às 12h30.

Por meio da parceria entre a companhia e o Senai, essa iniciativa possibilita aos profissionais da CPTM demonstrarem suas capacidades de inovação, criatividade, raciocínio lógico e seus conhecimentos de tecnologia, por meio da exposição de soluções aos desafios propostos pelo programa.

O Inova CPTM faz parte do programa I.ON (http://ion.sp.gov.br/), outra iniciativa que mostra o pioneirismo da CPTM no que se refere à inovação. Com o propósito de cumprir os objetivos estratégicos de transformar o ambiente organizacional e promover a cultura do empreendedorismo e inovação, a companhia iniciou ações sustentadas na transformação digital e no aprimoramento e desenvolvimento de profissionais que possam atuar neste futuro pré-emergente com qualificação técnica e comportamental, orientados para inovação e gestão ágil. O I.ON surgiu desta necessidade, se consolidando como um programa de fomento à cultura da inovação e à transformação organizacional que catalisa projetos e ações de desenvolvimento de novas tecnologias, de pessoas e de serviços na CPTM.

De acordo com José Erlan Dias Alves, chefe do Departamento de Provimento de Desenvolvimento de Pessoal (DFHD), 15 trabalhos elaborados por grupos de três a cinco pessoas irão para a seleção final na próxima sexta-feira. “Os focos principais destes trabalhos são as áreas de atendimento ao passageiro e manutenção, com colaboradores que possuem nível técnico e superior”, explica.

Na última segunda-feira (17/08) estes 15 trabalhos passaram por uma “pré-banca”, uma prévia de como será a apresentação final em um ambiente simulado. O processo que chegou a estes semifinalistas teve início em março deste ano, quando a CPTM abriu um chamamento interno com alguns pré-requisitos. Foram 69 projetos inscritos por 207 participantes. A inscrição foi feita por vídeo e um texto em que os colaboradores, de maneira sucinta, tinham que explicar o projeto, o objetivo, a quem ele atende e o problema que ele pode solucionar.

Os quatro projetos que obtiverem as melhores avaliações serão premiados com um ciclo de Aceleração Tecnológica no Uplab Senai, espaço de empreendedorismo e inovação do Senai-SP. Durante três meses os projetos serão mentorados por uma equipe multidisciplinar que irá auxilia-los a desenvolverem protótipos de maior fidelidade, de forma intensa irão se aprofundar na validação, aperfeiçoamento das soluções e no refino da usabilidade, sempre guiados pelo ciclo de Construir, Medir e Aprender. 

 “Os projetos poderão ser expandidos e multiplicados, e poderão chegar a outras áreas da empresa, dependendo do objetivo que ele pretende alcançar”, afirma José Erlan. 

Entre os participantes da banca estará o presidente da CPTM, Pedro Moro, integrantes do Senai e pessoas do mercado ligadas à inovação, que sem dúvida poderão contribuir para a escolha dos projetos mais inovadores.

“Várias empresas no Brasil possuem importantes projetos de intraempreendedorismo, mas entre empresas públicas e, principalmente, em mobilidade no Estado de São Paulo, isso é totalmente novo”, afirma José Erlan. “Queremos que os nossos projetos de inovação melhorem o desempenho interno da companhia e, consequentemente, que isso gere impacto positivo aos passageiros da CPTM”, resume.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais