​Inova CPTM escolhe projetos vencedores na próxima sexta-feira (21/08)

Coronavírus: Metrô e a CPTM devem ter prejuízo de R$ 500 milhões
Foto: Mario Musial/Rede Noticiando

O Inova CPTM terá seus quatro vencedores conhecidos na próxima sexta-feira, 21 de agosto. O projeto pioneiro da CPTM é um prêmio de intraempreendedorismo corporativo que busca promover e estimular a inovação aberta aplicada dentro da companhia. A seleção será por meio de um Demo Day Virtual no dia das 9h às 12h30.

Por meio da parceria entre a companhia e o Senai, essa iniciativa possibilita aos profissionais da CPTM demonstrarem suas capacidades de inovação, criatividade, raciocínio lógico e seus conhecimentos de tecnologia, por meio da exposição de soluções aos desafios propostos pelo programa.

O Inova CPTM faz parte do programa I.ON (http://ion.sp.gov.br/), outra iniciativa que mostra o pioneirismo da CPTM no que se refere à inovação. Com o propósito de cumprir os objetivos estratégicos de transformar o ambiente organizacional e promover a cultura do empreendedorismo e inovação, a companhia iniciou ações sustentadas na transformação digital e no aprimoramento e desenvolvimento de profissionais que possam atuar neste futuro pré-emergente com qualificação técnica e comportamental, orientados para inovação e gestão ágil. O I.ON surgiu desta necessidade, se consolidando como um programa de fomento à cultura da inovação e à transformação organizacional que catalisa projetos e ações de desenvolvimento de novas tecnologias, de pessoas e de serviços na CPTM.

De acordo com José Erlan Dias Alves, chefe do Departamento de Provimento de Desenvolvimento de Pessoal (DFHD), 15 trabalhos elaborados por grupos de três a cinco pessoas irão para a seleção final na próxima sexta-feira. “Os focos principais destes trabalhos são as áreas de atendimento ao passageiro e manutenção, com colaboradores que possuem nível técnico e superior”, explica.

Na última segunda-feira (17/08) estes 15 trabalhos passaram por uma “pré-banca”, uma prévia de como será a apresentação final em um ambiente simulado. O processo que chegou a estes semifinalistas teve início em março deste ano, quando a CPTM abriu um chamamento interno com alguns pré-requisitos. Foram 69 projetos inscritos por 207 participantes. A inscrição foi feita por vídeo e um texto em que os colaboradores, de maneira sucinta, tinham que explicar o projeto, o objetivo, a quem ele atende e o problema que ele pode solucionar.

Os quatro projetos que obtiverem as melhores avaliações serão premiados com um ciclo de Aceleração Tecnológica no Uplab Senai, espaço de empreendedorismo e inovação do Senai-SP. Durante três meses os projetos serão mentorados por uma equipe multidisciplinar que irá auxilia-los a desenvolverem protótipos de maior fidelidade, de forma intensa irão se aprofundar na validação, aperfeiçoamento das soluções e no refino da usabilidade, sempre guiados pelo ciclo de Construir, Medir e Aprender. 

 “Os projetos poderão ser expandidos e multiplicados, e poderão chegar a outras áreas da empresa, dependendo do objetivo que ele pretende alcançar”, afirma José Erlan. 

Entre os participantes da banca estará o presidente da CPTM, Pedro Moro, integrantes do Senai e pessoas do mercado ligadas à inovação, que sem dúvida poderão contribuir para a escolha dos projetos mais inovadores.

“Várias empresas no Brasil possuem importantes projetos de intraempreendedorismo, mas entre empresas públicas e, principalmente, em mobilidade no Estado de São Paulo, isso é totalmente novo”, afirma José Erlan. “Queremos que os nossos projetos de inovação melhorem o desempenho interno da companhia e, consequentemente, que isso gere impacto positivo aos passageiros da CPTM”, resume.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC