CPTM adotará nova configuração nos escritórios e prevê redução de custos

capa_portal_layout escritórios.jpg

A pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios e a necessidade de repensar os meios de trabalho. Pensando nisso, a CPTM está criando um novo conceito de layout em seus escritórios da Rua Boa Vista, no centro da capital paulista, para atender este novo momento. 

Além de ajudar a garantir a segurança dos colaboradores, com espaços mais distanciados e o incentivo ao home office e ao teletrabalho, a companhia prevê uma redução de mais de 40% nos gastos com locação de prédios na região, implicando em economia de até R$ 4 milhões de reais por ano.

Atualmente, as configurações dos escritórios da CPTM são voltadas para o trabalho presencial, onde cada colaborador tem uma mesa, um computador, telefone e gaveteiro. Como explica o assessor executivo da Diretoria Financeira Rafael Pereira Santos, este conceito está mudando.

“De agora em diante, a ideia é que os andares tenham layouts compartilhados. As estações de trabalho serão divididas. O colaborador poderá usar a estação que estiver disponível, seja com notebook ou PC, com acesso à rede ou à nuvem para a utilização de dados”, explica Rafael.

O “projeto-piloto” desta nova configuração está sendo implantado no 13º andar do prédio da Rua Boa Vista, 150. Estão sendo feitas obras de adequação que começaram no final de julho e devem ser concluídas já em agosto. A questão do home office e do teletrabalho está sendo estudada com base em informações que as áreas já transmitiram à companhia, então todas as mudanças previstas já contemplam estas informações.

Para que a CPTM chegasse a esse novo projeto de configuração, inovador para os padrões da companhia, também foram observadas as experiências de outras empresas para avaliar a normatização de espaços e padronização de salas, entre outras medidas.

“É importante explicar que as salas dos gerentes, chefes de assessoria e chefes de departamento serão dimensões e mobiliário padronizados, porém não serão compartilhadas. A distância entre os colaboradores será respeitada”, explica o assessor.

A CPTM é uma empresa em que, felizmente, muitos colaboradores atuam há anos. E suas mesas acabaram por se tornar “extensões” das suas casas. “Por isso será importante uma mudança de paradigma, do presencial para o compartilhado. Não haverá mais espaços exclusivos”, observa.

Para se ter uma ideia, os gaveteiros serão extintos e substituídos por lockers – armários com chave – para que eles sejam utilizados apenas durante o tempo em que o colaborador estará trabalhando presencialmente na companhia. 

Compartilhamento em tempos de Covid-19

Uma questão fundamental que aparece quando se fala em compartilhamento de espaços durante a pandemia do novo coronavírus é a provável transmissão do vírus nos locais de trabalho.

“A limpeza dos locais de trabalho já foi acentuada, e ao final de todos os dias as equipes de limpeza atuam com atenção nesses lugares. Além disso, todos os colaboradores terão acesso a panos descartáveis e álcool em gel para limpar as estações de trabalho e fazer a própria higienização a qualquer momento para que se sintam mais seguros”, diz Rafael. Além disso, o uso de máscara continua sendo obrigatório durante todo o período em que o colaborador estiver trabalhando dentro da companhia.

“Todos têm o direito a se sentir seguros com esse novo padrão de trabalho, e queremos garantir isso”, resume Rafael.

Outra mudança importante que está sendo implementada diz respeito às salas de reunião. Antes, todas as gerências possuíam uma área para os encontros, e agora todas as salas somente poderão ser utilizadas por meio de agendamento prévio por aplicativo – funcionalidade que já está sendo desenvolvida. “Além disso, a CPTM continuará incentivando o uso da ferramenta Teams inclusive para colaboradores que estão trabalhando fisicamente na companhia”, lembra o assessor.

A CPTM, de acordo com Rafael, também tem como objetivo criar espaços de convivência para propiciar pausas seguras para os colaboradores. A ideia é que estes espaços tenham sofá e bancada, por exemplo. “Em resumo, queremos adaptar os espaços da companhia para que se assemelhem aos espaços de coworking”, completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais