São Paulo-SP. Prevista para ser reaberta nesta segunda, Linha 15 - Prata do Monotrilho segue paralisada


Trens do monotrilho estão paralisados há 13 dias após pneu de composição estourar  — Foto: Reprodução TV Globo
Prevista para ser reaberta entre os dias 31 de maio e 1° de junho, a Linha 15 - Prata do monotrilho segue paralisada na manhã desta segunda-feira.

A data do retorno da operação tinha sido revelada pelo secretário de Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy na última sexta-feira (29).

A paralisação completa 94 dias nesta segunda-feira (1°). Em fevereiro, o funcionamento foi interrompido após uma falha em pneu dos trilhos.

Funcionários da linha 15-Prata disseram ao Bom Dia SP que a reabertura poderá ocorrer até o final do dia. Até as 7h, porém, a informação não tinha sido confirmada oficialmente.

O G1 procurou a Secretaria de Transportes Metropolitanos e aguarda posicionamento.

Em nota, a Bombardier, empresa fabricante dos trens, afirmou que "emitiu um certificado de relatório de segurança para liberar o funcionamento do serviço no trecho entre as estações Vila Prudente e Jardim Planalto".

"Outros trechos da via serão liberados pela empresa tão logo as obras, com a adequação recomendada, sejam finalizadas."

Falha

Os 23 trens que operam na linha foram recolhidos no dia 27 de fevereiro, depois que o cinco pneus de um dos trens estourou. Esses pneus do monotrilho funcionam com o sistema “run flat” com um reforço de borracha e ainda não há prazo para a normalização do sistema.

A causa apurada para o problema foi o pneu ter se rompido por estar tocando o run flat (borracha interna). Isso teria ocorrido por deformidades nas vias. Não é possível saber se essas deformidades foram provocadas pelo uso ou má construção.

As falhas e a paralisação fizeram o Ministério Público de São Paulo abrir um inquérito civil para investigar "possíveis irregularidades".

O inquérito foi instaurado pelo promotor Silvio Antonio Marques, alegando que o monotrilho vem acumulando "falhas e atrasos em série", prejudicando e "colocando em risco os usuários da região Leste de São Paulo".

No dia 13 de março, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirmou que a linha voltaria a funcionar parcialmente em 23 de março e integralmente a partir de 14 de abril.

Fonte: G1 SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC