Rio de Janeiro-RJ. BRT altera linhas para se adequar à nova demanda de passageiros

Foto: Reginaldo Pimenta/O Dia

Mudanças entrarão em vigor nesta segunda-feira, dia 11

As medidas restritivas adotadas pelos governos municipal e estadual para prevenir a transmissão do novo coronavírus afetaram diretamente o Sistema de Transporte Coletivo da cidade do Rio de Janeiro. Não foi diferente com o BRT Rio, que registrou redução de cerca de 70% do número de passageiros durante a pandemia.

A queda acentuada da demanda e as mudanças de hábitos da população, por conta dos novos horários estipulados para o funcionamento de serviços essenciais, alteraram os horários de pico do BRT. Na parte da manhã, houve antecipação do movimento. Já no entrepico, ocorreu queda de até 80% no número de usuários. Contribuíram para essa nova realidade o fechamento do comércio, shoppings e escolas, o aumento de home office e a redução de atividades de lazer, entre outros.

Esse conjunto de fatores levou o BRT Rio a reavaliar sua operação, como forma de manter o funcionamento do sistema. Assim, a partir de segunda-feira, dia 11, com o aval da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), implantará algumas mudanças operacionais. Novas linhas começarão a circular. A criação de dois serviços a partir de Mato Alto, no corredor Transoeste, aumentará em 20% a oferta de BRTs na estação, diminuindo o tempo de espera para o embarque. Haverá ainda a redução de intervalos no horário de entrepico nos corredores Transolímpica e Transcarioca. Além disso, a Estação Olof Palme, fechada desde o fim de março, vai reabrir para atender o Hospital de Campanha do Riocentro.

As mudanças se fazem necessárias neste momento para flexibilizar a operação e não deixar de atender os passageiros nos três corredores. Veja as alterações no sistema BRT.

Serão criadas as seguintes linhas:

• 31 – Vicente de Carvalho x Alvorada – Semidireto. Vai operar apenas nos horários de pico. Os intervalos serão menores do que o do serviço 30 (Galeão x Alvorada – Semidireto), que está suspenso;

• 42E – Galeão x Santa Efigênia – Parador. Essa linha só funcionará nos dias úteis e vai atender as estações paradoras entre Galeão e Santa Efigênia;

• 27 – Mato Alto x Salvador Allende – Parador;

• 28 – Mato Alto x Alvorada – Semiexpresso. Será expresso até Salvador Allende e, a partir de lá, fará paradas em todas as estações abertas até o Terminal Alvorada.

(A criação dessas duas últimas linhas, que só vão operar nos dias úteis, aumentará em 20% a oferta de BRTs em Mato Alto, uma das estações de maior movimento no corredor Transoeste, reduzindo desta forma o tempo de espera para o embarque).

 

Linhas que serão suspensas:

• 30 – Galeão x Alvorada – Semidireto;

• 42 – Fundão x Divina Providência – Parador;

• 53 – Sulacap x Alvorada – Expresso (apenas no entrepico, mantendo o funcionamento normal das 4h30 às 9h e das 16h às 23h. Durante o entrepico, haverá maior oferta da linha 51 – Vila Militar x Terminal Recreio – Parador);

• 40 – Madureira x Alvorada – Expresso (apenas no entrepico, mantendo o funcionamento normal das 4h30 às 9h e das 16h às 23h. Durante o entrepico, haverá maior oferta da linha 35 – Madureira x Alvorada – Parador);

• 13 – Mato Alto x Alvorada – Expresso;

• 25 – Mato Alto x Alvorada – Parador.

Estação que será reaberta:

Olof Palme – Esta estação passará a ser atendida, nos dias de semana, também pela linha 41 – Madureira x Recreio – Expresso, que fará paradas ainda nas estações Riocentro e Asa Branca.

 

O BRT Rio está trabalhando em conjunto com a Prefeitura do Rio e já solicitou que seja feito um novo retorno operacional entre as estações Salvador Allende e Gelson Fonseca. A conclusão dessa obra permitirá a criação de um serviço parador Salvador Allende x Alvorada e o retorno da linha 13 – Mato Alto x Alvorada – Expresso nos horários de pico.

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