Entorno do Mercado Municipal de Curitiba terá ciclofaixa temporária e calçadas ampliadas
A área de entorno do Mercado Municipal terá ampliado o sistema de circulação de pedestres e ciclistas como forma de prevenção e controle ao novo coronavírus. A medida da Prefeitura de Curitiba deverá funcionar inicialmente aos sábados, dias de maior movimento no Mercado e lojas vizinhas.
“O objetivo é garantir aos clientes do comércio da região mais uma opção de mobilidade limpa e segura e espaço maior nos passeios para que seja possível manter a distância recomendada pela Saúde, bem como o número de pessoas dentro dos estabelecimentos, evitando aglomerações”, explica o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
Pelo projeto, proposto pelo Ippuc, será implantada uma ciclofaixa temporária no trecho da Avenida Sete de Setembro, desde a Rua Mariano Torres até a Rua da Paz, ao lado do Mercado Municipal. A estrutura será sinalizada com a pintura do pavimento e cones ao longo do trecho que fará conexão com a ciclovia existente na Mariano Torres.
Também serão implantados paraciclos em frente ao Mercado e áreas de estacionamento, na Rua da Paz, para motocicletas que atendem a serviços de delivery que tiveram grande aumento de demanda neste tempo de pandemia. O projeto conta com o suporte da Setran, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
“São medidas importantes para a prevenção e controle do novo coronavírus que possibilitam o distanciamento físico, em locais de aglomeração de pessoas, e também servem de incentivo à mobilidade ativa, evitando a sobrecarga do transporte público”, completa Jamur.
A intervenção fortalece a economia local e auxilia os comerciantes do entorno do Mercado Municipal, onde há muitos estabelecimentos de vendas de embalagens e produtos similares que tiveram maior procura com o aumento da demanda por deliveries de alimentos e outras entregas.
Calçadas
A área de calçada do lado direito da Sete de Setembro também será ampliada com a restrição temporária de estacionamento no trecho que inicia depois do prédio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e vai até a Rua General Carneiro.
Para a segurança dos pedestres e clientes haverá sinalização e gradil como forma de garantir o distanciamento seguro. O mesmo modelo de circulação de pedestres será implantado na Rua General Carneiro, que terá alteração na configuração dos estacionamentos e implantados gradis e sinalização para os clientes do Mercado e comércio local. Também haverá na via uma faixa compartilhada e sinalizada para ciclistas.
As intervenções no local têm previsão de execução para primeira semana de junho, devendo entrar em funcionamento no sábado, dia 6 de junho. O projeto do entorno do Mercado é o primeiro, entre uma série de ações em estudo pelo Ippuc, para implantação em outras áreas da cidade.
Funcionamento do Mercado
Como esforço para a contenção da proliferação da covid-19, o Mercado Municipal está funcionando com medidas restritivas e limite de circulação simultânea de 200 clientes. A entrada e saída do Mercado é feita pelo acesso da Rua da Paz, 640 e também pela Sete de Setembro pela entrada antiga. Quando é alcançado o limite de visitantes, a espera é feita em filas, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro por pessoa.
O Mercado disponibiliza lavatórios de mão e papel toalha na entrada, bem como álcool em gel 70% de fácil acesso dentro dos boxes. Donos de estabelecimentos e funcionários também reforçaram os cuidados, com a utilização obrigatória de máscaras.
Além disso, para cafés, lanchonetes e restaurantes não há serviços de buffet, podendo ser oferecidos lanches rápidos e porções individuais. As mesas da praça de alimentação estão distanciadas, de acordo com as indicações das autoridades de saúde. Nas peixarias, o setor funciona normalmente e obedece as novas regras do mercado.
Os serviços de Delivery e Take Away (retirada de produtos no balcão) estão mantidos. As bancas de hortifrúti, mercearias, peixarias, açougues, lojas, restaurantes, armarinhos, entre outros, organizaram-se para oferecer entregas em casa através de encomendas por WhatsApp e/ ou aplicativos de entrega como Uber Eats, Rappi e IFood.
Para os que optam pelo serviço “take away”, as entregas (conforme horário combinado diretamente com os comerciantes) são realizadas no estacionamento identificado localizado na Rua da Paz.
Comentários
Postar um comentário