Após pedido da ATP, prefeitura de Porto Alegre não autoriza suspensão de 12 linhas de ônibus

ATP solicitou a suspensão de 12 linhas de ônibus em Porto Alegre — Foto: Luciano Lanes/PMPA
Foto: Luciano Lanes/PMPA


A Prefeitura de Porto Alegre não autorizou a suspensão das linhas solicitadas pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). A ATP havia pedido à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a paralisação, por tempo indeterminado, de 12 linhas do transporte público da Capital. Elas deixariam de circular nesta segunda-feira (25).

A prefeitura foi notificada oficialmente no dia 18. O executivo afirmou que a medida seria um descumprimento de contrato e que a ATP deveria manter as linhas.

"A Prefeitura de Porto Alegre não autorizou a suspensão solicitada pela ATP, e as 12 linhas seguem com circulação normal", informou a EPTC.

A ATP informou que a solicitação foi feita pela falta de recursos das empresas, e pela redução do número de passageiros, devido ao isolamento social motivado pela pandemia do coronavírus. A associação afirmou que aguarda uma reunião com a prefeitura para discutir a situação.

A ATP também reclama de uma dívida da Carris que estaria agravando a crise. A associação nega que a suspensão esteja descumprindo o contrato firmado com a prefeitura.

"No momento que a prefeitura exige que as empresas privadas operem com número de passageiros muito abaixo do que o contrato prevê. Juntamento com isso, o contrato também não está sendo respeitado no momento que a Carris deixa de pagar durante dois anos seguidos o valor de R 4,2 milhões", disse o engenheiro de transporte da ATP, Antônio Augusto Lovato .

Na última sexta (22), nas redes sociais, o prefeito da Capital, Nelson Marchezan Junior, destacou que a prefeitura irá seguir com a decisão.

"As empresas não podem tomar uma medida de forma unilateral. Vamos manter a posição de exigir a continuidade e, ao mesmo tempo, estamos preparando alternativas para uma possível interrupção do transporte, inclusive com apoio do Exército", escreveu o prefeito.

O prefeito aponta que, de fato, existe uma dívida, mas que no momento espera compreensão por parte das empresas.

"Nós não podemos deixar as pessoas desassistidas. Então nós podemos, eventualmente, por um período limitado buscar um apoio do Carris, se for viável. E também buscar um apoio do exército, se o o exército aceitar e se for viável, ou uma terceira alternativa. Nós precisamos de alternativas para não deixar as pessoas sem o serviço de transporte coletivo", disse Marchezan.

Segundo a EPTC, nos últimos dois meses, o transporte público de Porto Alegre tem operado com 80% menos de passageiros, em relação ao que transportava antes do isolamento social, devido à pandemia do coronavírus.

De acordo com a ATP, as 12 linhas que foram solicitadas a suspensão, poderiam ser operadas por linhas Carris com itinerários semelhantes nas mesmas regiões.

"Por exemplo, a Cruzeiro do Sul, a Carris tem uma linha chamado T3 que anda em boa parte do itinerário da 282. Então, já existe uma similaridade itinerários", afirma Lovato.

Porém, o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, afirma que não é justificativa para suspensão.

"Eles não podem partir do princípio que eles parando de atender, a Carris vai atender. O contrato deles não é, caso falte operação, a Carris assume imediatamente. Não existe isso. A Carris tem a área dela a ser atendida, tem feito a parte dela. Assim como os operadores privados também tem que fazer",

A tabela horária dos ônibus pode ser consultada no site da EPTC.

Veja as linhas que a ATP solicitou suspensão

  • 361 CEFER
  • 255 Caldre Fião
  • 718 Ilha da Pintada
  • 705 2 Aeroporto / CEASA
  • B09 Aeroporto / Indústrias / Iguatemi
  • 654 Educandário Petrópolis
  • 473 Jardim Carvalho / Jardim do Salso
  • 525 Rio Branco / Anita / Iguatemi
  • 282 Cruzeiro do Sul,
  • 282 1 Pereira Passos
  • 289 Rincão / Via Oscar Pereira
  • 2843 B.Velho (S.Francisco) / Rincão / Betão até Azenha
Fonte: G1 RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC