Volta Redonda-RJ. Transporte intermunicipal na região muda a partir de quarta

Rádio Sintonia do Vale FM
Sul Fluminense – O secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, explicou em entrevista ao DIÁRIO DO VALE as restrições ao transporte intermunicipal que passam a valer por quinze dias na região a partir desta quarta-feira (08). As cidades de Barra Mansa, Pinheiral e Volta Redonda ficam isoladas das demais por ônibus intermunicipal, ônibus fretados e vans. O transporte coletivo só está liberado entre os três municípios. Assim, circulam normalmente as linhas que interligam Volta Redonda e Pinheiral e Volta Redonda e Barra Mansa.
Ônibus intermunicipais para Resende, Angra dos Reis, Porto Real,  Quatis, Itatiaia, Piraí e seus distritos e Rio Claro, além de outros municípios da região, estarão suspensos. No entanto, para Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Resende e Porto Real, serão mantidos alguns horários especiais, com os ônibus parando em apenas um local em cada cidade e com policiais militares fazendo triagem dos passageiros. Só poderão embarcar os que trabalham nas atividades essenciais definidas em decreto do presidente Jair Bolsonaro.
Um novo decreto será publicado nesta segunda-feira (07) com as mudanças que serão implementadas, e anulando o decreto publicado no fim de semana.
Delmo Pinho disse que as mudanças ocorreram depois de reunião por teleconferência com os prefeitos e representantes das indústrias da região: “Recebemos muitas sugestões e ajustamos as medidas para nos adequarmos à grande interdependência entre os municípios. Sempre devemos estar abertos a fazer mudanças para melhorar”, declarou.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, informou que a fiscalização das restrições ficará por conta do Detro, o órgão do governo estadual que regula o transporte intermunicipal.
O distrito da Califórnia, que pertence a Barra do Piraí, por enquanto, está isolado de Volta Redonda e tem conexão com Barra do Piraí. A mesma coisa ocorre com Arrozal, distrito de Piraím em relação a Volta Redonda e Pinheiral.
Pinho explicou que está estudando uma fórmula que permita que as localidades voltem a ter ligações com Volta Redonda e Pinheiral, mas adiantou que isso cortará a ligação dos distritos com suas sedes. A decisão será tomada o mais rápido possível, talvez ainda na segunda-feira (06).
Ônibus fretados para atender a empresas
Sobre os ônibus fretados que transportam moradores de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral para empresas em outros municípios, como Resende, Porto Real e Itatiaia, eles poderão circular depois de conseguirem uma autorização especial. As empresas vão se comprometer a não parar esses veículos no caminho. Eles vão direto dos três municípios para as indústrias, e farão o mesmo na volta.
A CSN não utiliza ônibus fretados para trazer trabalhadores de outros municípios para Volta Redonda. Até o momento em que esta reportagem estava sendo escrita, a empresa não havia se manifestado.
Delmo Pinho afirmou que conversou com a Firjan, o projeto Líder do Sebrae e o Cluster Automotivo para que as providências não obrigassem nenhum trabalhador a se afastar do serviço.
Prefeituras
As prefeituras que tiverem servidores em cidades que estão inacessíveis por ônibus deverão criar formas de transportá-los, usando veículos próprios ou locados de terceiros. A medida será especialmente importante no caso de trabalhadores da área de saúde.
Fonte:Diário do Vale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC