Quatro municípios da Baixada Fluminense tornam obrigatório o uso de máscaras em ônibus e táxis

431 - Nilópolis X Nova Iguaçu (Via Mesquita) - YouTube
Usar máscaras em ônibus municipais, táxis e carros de aplicativo de uso compartilhado se tornou obrigatório em boa parte da Baixada Fluminense. Para evitar a disseminação da Covid-19, que registrou 1301 casos na região e já provocou 139 óbitos, prefeitos de pelo menos quatro municípios baixaram decretos tornando indispensável para motoristas e passageiros o uso de proteção facial no transporte coletivo municipal.
Em Nova Iguaçu, a medida publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, prevê após um período de orientação, emissão de multas para a empresa ou taxista ( ou motorista de aplicativo ) que permitir o embarque de pessoas sem o equipamento. Já os passageiros que insistirem em não usar a proteção poderão levados para delegacia para ser processados por desobediência e por infringir determinação destinada a impedir a propagação de doença contagiosa.
Em Duque de Caxias, onde a determinação já está em vigor desde o último dia 22, quem for flagrado sem máscara nas ruas e nos ônibus, pela segunda vez, poderá ser multado em R$ 786,83. Em Magé, a obrigatoriedade de proteção facial nos ônibus e táxis também já está em vigor. Já em Belford Roxo, a previsão é de que o uso de proteção facial no transporte coletivo municipal se inicie a partir desta quarta-feira. Nestas duas últimas cidades, não há previsão de nenhuma medida punitiva para quem for flagrado desrespeitando os decretos municipais. Já Nilópolis, São João de Meriti e Mesquita ainda estudam o assunto.

Obrigatoriedade apoiada pela maioria

Em Nova Iguaçu, a obrigatoriedade de máscaras no transporte coletivo foi bem aceita por passageiros. Para a funcionária pública Valéria Resende, de 43 anos, a obrigatoriedade do uso de proteção facial vai ajudar sim a diminuir o risco de contágio de coronavírus no transporte público.
— Vejo que foi uma decisão correta e acho até que demorou um pouco. Infelizmente nem todos estão respeitando o uso de máscaras. Moro com minha mãe, de 86, e fico assustada ao entrar num lugar e saber que há pessoas sem a proteção. Isso vai ajudar sim. Sou completamente favorável — disse a funcionária.
Jonathan Nascimento, de 45, que estava usando máscara, também apoiou a medida.
— Já era para estar em vigor desde que a pandemia começou nas cidades. As pessoas tem que se conscientizar do momento delicado em que estamos — disse.
Procurada, a Prefeitura de Nova Iguaçu disse que, nesta segunda-feira, começou um trabalho de orientação de passageiros e motoristas, alertando para a implementação do decreto. A previsão é a de que nesta terça-feira, a iniciativa seja reforçada novamente. Ainda não se sabe durante quanto tempo vai durar o período de adaptação. Agentes da Secretaria municipal de Segurança ficarão encarregados de fiscalizar o cumprimento do decreto. A assessoria do município alertou que os agentes só levarão alguém para delegacia, caso haja recusa de usar a máscara após a devida orientação.
Fonte: Extra/Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC