Grande Vitória-ES. Três terminais do Transcol vão receber barreiras sanitárias nos próximos dias


Já estão em funcionamento os novos pontos de fiscalização, conhecidos como barreiras sanitárias, no Espírito Santo, dessa vez na Grande Vitória e em Alfredo Chaves. As equipes trabalham nas principais rodovias que dão acesso às cidades. Em breve, o trabalho será realizado em terminais do Transcol.
De acordo com o tenente coronel Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros, nos próximos dias, os terminais Campo Grande, em Cariacica; Laranjeiras, na Serra; e Vila Velha também receberão equipes realizado os trabalhos de conscientização e fiscalização.
Borges explicou que o intuito é prevenir. "Esse trabalho, além de levar prevenção, ele leva conscientização. Faz com que a população entenda que o momento não é para pânico, mas é para que mudemos nossa cultura e comportamento para a prevenção. Se eu estiver usando máscara, aliando a lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel, a possibilidade de contrairmos é muito pequena", disse.
Nas rodovias, o tenente-coronel explicou que o critério de escolha dos veículos a serem parados é aleatório, buscando sempre orientar e cuidar da sociedade. "Na barreira, nós medimos a temperatura da pessoa, perguntamos se teve sintomas da gripe nos dias anteriores. Se a pessoa relata sintomas, a gente orienta, no primeiro momento, isolamento social. Já aconteceu em outras barreiras do estado de quem estava com febre ou falta de ar. Neste caso, acionamos o Samu para que essa pessoa seja encaminhada ao ambiente hospitalar", explicou.
Ele ainda explicou que a proposta não é impedir a entrada de ninguém no estado. "Ninguém vai ser impedido de entrar no Espírito Santo. Somos um estado acolhedor, mas também cuidamos da população. O governo tem trabalhado para levar proteção e o papel do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do exército é levar esse trabalho de prevenção", disse.
Nos ônibus de passageiros, por exemplo, o trabalho realizado consiste na conscientização, além da medição da temperatura de todos os passageiros. Caso algum deles relate algum sintoma suspeito, imediatamente ele receberá as orientações necessárias.
Em todos os pontos de fiscalização, qualquer condutor que desejar receber o serviço pode parar de forma voluntária, mesmo que não haja a solicitação de parada pelos agentes. O serviço funciona das 7h às 19 horas.
O Espírito Santo já possui barreiras sanitárias em estradas federais, nas principais divisas com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, e também no aeroporto de Vitória. Outros municípios, como São Mateus, no norte do estado, também já adotaram barreiras sanitárias.
Fonte: Folha Vitória

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC