Brasília-DF. Ônibus circulam com programação normal neste sábado (04/04)

Aplicativo permite consultar horários de ônibus e traçar rotas em ...
O Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF) funcionará, neste sábado (04/04), com a operação habitual prevista para sábado.
 
A volta da programação normal foi adotada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) para que seja evitada a aglomerações de usuários nos coletivos.
 
A ação levou em consideração o decreto distrital n° 40.583, de 1° de abril de 2020, que dentre outras medidas ampliou o funcionamento de algumas atividades comerciais no Distrito Federal.
 
Medidas anteriores
 
No dia 18 de março, após a suspensão das aulas em todo Distrito Federal, a Secretaria determinou que parte dos ônibus das linhas que atendem ao público formado predominantemente por estudantes fossem remanejados e destinados ao aumento da frota de 53 linhas com maior demanda. O remanejamento dos ônibus atingiu todas as operadoras do STPC/DF. 
 
Já no dia 25 de março, após a adoção de outras medidas como o fechamento do comércio, a operação do sistema de transporte passou a ocorrer normalmente, com uma redução de apenas 6% no número de ônibus e viagens. Aos finais de semana, os coletivos estavam operando com tabela horária de domingo.
 
Essa redução foi necessária para garantir a segurança de cerca de 553 colaboradores do sistema com mais de 60 anos, idade considerada de risco por serem mais vulneráveis ao novo coronavírus.
 
Além disso, os ônibus passaram a operar com baixa demanda, uma vez que foi constatada uma redução de 75% no número de passageiros transportados.
 
A Semob está monitorando a operação diariamente e, caso necessário, fará novas modificações para que para que os usuários sejam transportados com segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC